Artigo de opinião | Teresa M. Ribeiro
Se tivesse que descrever a palavra “vermelho” precisaria apenas de duas palavras: otimista e vibrante. É uma cor que, no universo da moda, nos fica bem a todas e nos dá estabilidade nos momentos que temos de vestir algo forte, audaz. E ainda, para as mais distraídas, e de acordo com as novas tendências da moda, é a cor de 2023. Sim, temos que dizer adeus ao rosa (por enquanto), um rápido adeus ao magenta – que nunca foi a nossa cor preferida, convenhamos, pela sua dificuldade – e dar uma forte recepção ao vermelho.
Para as seguidoras das crenças hindus, o vermelho é a cor do primeiro chakra. Aquele que está localizado na base das costas e relacionado com a mãe terra. Qual é a nossa raiz! E é uma cor que sugere alegria e força, embora também possa ser um símbolo de cautela, guerra e raiva. Ainda assim, é a cor que nos assenta e nos dá grande força de corpo e alma. É o nosso momento corajoso e heroico.
É uma cor que, no universo da moda, nos fica bem a todas
E além do aspecto de pura moda – vale a pena lembrar que há séculos, em casamentos na China e na Índia – usar vermelho é tradição e cor da boa sorte e bons auspícios, com muitos símbolos e significados. Os seus mitos e lendas determinam a atmosfera das cerimónias, por isso os casamentos são decorados com objetos, guirlandas e alegres lâmpadas vermelhas, como sinal de prosperidade futura, dinheiro e felicidade. E na Índia, o sari vermelho é uma homenagem à deusa Durga – que representa a shakti divina – uma energia cósmica feminina que protege contra o mal. Isto tudo é francamente interessante.
Também torna a tendência do vermelho como cor da moda ainda mais interessante. Bom, além da estética da moda, o vermelho é cheio de emoções, mitos e simbolismos! Entre os designers internacionais que sempre adoraram – e ainda adoram – o vermelho, vale a pena destacar Valentino e o seu famoso vermelho Valentino, que é sua marca criativa por excelência. Uma vez, Valentino proferiu estas palavras: “uma mulher vestida de vermelho nunca pode parecer mal ou triste. O vermelho rejuvenesce e é como levar no corpo um sorriso e um momento de paixão”. Bravo!
Usar vermelho é tradição e cor da boa sorte e bons auspícios, com muitos símbolos e significados
É frequentemente usado por Kate, a princesa de Gales, que o acha lindo. E desde que a cantora Rihanna anunciou a sua gravidez no Super Bowl com um grande casaco vermelho de Alaïa – uma homenagem ao famoso casaco “paraquedas” vermelho de Norma Kamali, sempre usado pelo saudoso guru da moda André Leon Talley –! todas soubemos que aquele momento era o futuro da moda em 2023!
Então, bem-vindo vermelho aos nossos outfits!
Imagens: divulgação . . O vermelho… Essa cor mítica… Essa tendência…
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.