Artigo de opinião | CNN – Mari Rodríguez Ichaso
Se eu não estivesse a viver isto, não acreditava. Tenho uma neta divina, simpática e inteligente, de 12 anos, e quando recentemente ela me mostrou a sua gaveta de maquilhagem quase desmaiei de espanto! Parecia um salão de beleza!
Aparentemente, isto é típico das crianças de hoje – pelo menos nos Estados Unidos – onde já são chamadas de “Sephora kids”, ou seja, pré-adolescentes de 9, 10 e 11 anos, obcecadas pela beleza. Uma nova abordagem em que, além da maquilhagem, usam cremes e loções – como adultos! – que, em muitos casos, podem até causar alergias ou outras reações negativas na pele, segundo dermatologistas. E eu pergunto-me: porque é que isto está a acontecer? Como podem os pais permitir e aceitar isto com humor e sem nenhuma preocupação?
Este novo fenómeno social – que está a ser amplamente comentado nos meios de comunicação social e nas redes sociais – tem-me impressionado muito. Porque sempre fui uma menina muito avançada, que queria ser “crescida”, mas se aos 10 ou 12 anos me ocorresse usar batom, ou gloss, ou usar um creme de limpeza… a minha mãe teria me contado: “não, não… De modo nenhum, Mari… isso ainda não é para a tua idade.”
O mais perturbador de tudo é que com muito senso de marketing, percebendo esta tendência – que, em muitos casos, é produto dos vídeos do TikTok – muitas empresas de beleza oferecem cosméticos especiais para crianças! que são vendidos em lojas de marcas famosas e grandes perfumarias. Eu não sabia disso – e pensei que minha neta e as amigas comprassem produtos “adultos”, mas além disso existem linhas de cosméticos criadas especialmente para crianças, com preços mais moderados (para que possam comprar muito mais coisas), embora num artigo que li recomendasse que, como hidratante, usassem um famoso creme hidratante que pode custar mais de 570 dólares e que muitos adultos não têm condições de pagar!
O que é que está a acontecer? Nunca fui uma pessoa antiquada, nem que fica horrorizada ou maravilhada com nada, mas esta coisa das crianças, da cosmética e da obsessão pela beleza tem me deixado pensativa. Porque eles querem seguir em frente e deixar a infância para trás? Porque eles querem entrar cedo no mundo adulto? Porque essa a maquilhagem é só o começo. E o que acontecerá após alguns meses? O que acontecerá quando eles ficarem aborrecidos com a maquilhagem?
Conversei com a minha neta de 12 anos – que se sabe maquilhar muito bem e liga-me por FaceTime para me mostrar como faz, já que temos um ótimo relacionamento e ela conta-me tudo – ela contou-me isto não há problema. É assim que todos os seus amigos de sexta série agem. E no aniversário recente dela, o que é que acham que os amigos lhe deram a ela? Pois bem, mais de 250 euros em certificados de compra de uma perfumaria famosa! Ele disse-me: “Isto vai durar porque tenho muitas coisas e não preciso de nada”. Eu, ousada, disse-lhe: “Então, dá-me um certificado desses e compra-me um gloss”. Ela olhou para mim e disse: “Não, porque não sei quando é que vou precisar de algo de uma marca nova e as coisas da Drunk Elephant (a marca preferida dessas meninas) são muito caras”.
Este comentário não é de forma alguma uma crítica à minha neta, porque ela é uma menina obediente, e é minha adoração. É um comentário surpreendente sobre o que está a acontecer mesmo entre as crianças ainda mais jovens. E penso que talvez seja algo que acontece em grandes cidades cosmopolitas como Nova Iorque, Miami ou Los Angeles, embora pareça estar a começar a acontecer na América Latina. Existem muitos vídeos no YouTube em espanhol, com tutoriais de como se devem maquilhar, embora não tenha conseguido pesquisá-los a fundo. Eu sei que isto já está a acontecer em Madrid… e em Londres… e muitas crianças já têm olhos pintados e grandes manchas de blush nas bochechas.
E se falamos de espanto, o meu chegou ao máximo, e fiquei verdadeiramente sem palavras quando outro dia vi um grupo de meninas, que não tinham mais de 8 ou 9 anos, a entrar na joalheria Tiffany em Nova York com as mães, vestidas de preto, com pérolas e boquilhas longas e maquilhagem idêntica à de Audrey Hepburn na icónica personagem de “Breakfast at Tiffany’s”! Elas estavam muito sorridentes, maquilhadas, e posavam como mini adultas para todos os transeuntes, que as fotografavam entre divertidos e maravilhados com os seus iPhones.
Eu fiquei sem palavras…