Com apenas 20 anos, ela tornou-se na figura do momento graças à série sobre a filha de “A Família Adams”. Do passado na fábrica da Disney, procurou explorar outros caminhos e perseguir sonhos.
Em tempos em que as séries ganharam lugar de destaque na indústria do entretenimento por meio das plataformas de streaming, “Wednesday Addams” é uma daquelas que quebram todos os tipos de recordes que surgem. Desde a sua estreia na Netflix no final de novembro, o nível de audiência não parou de crescer: nas duas primeiras semanas ultrapassou a barreira do milhão de horas, algo que nenhum outro produto havia conseguido. Desde então, todos os olhos estão voltados para Jenna Ortega, sua protagonista.

A ficção criada por Tim Burton é baseada na personagem Merlina Addams (Ortega), filha de Morticia e Homer Addams. Embora a produção tenha sido pensada para adolescentes -na verdade, grande parte do seu público está presente-, a série atrai toda a família pelo seu enredo. Quem era fã e cresceu com “A Família Adams”, vai ficar preso por “Wednesday Addams”.
O trabalho de Jenna é outro motivo para a ver. Estamos a falar de uma jovem de 20 anos que se começa a posicionar no topo. As portas começam a abrir-se e Hollywood parece reservar-lhe um lugar de destaque. Por enquanto, desfrura deste presente que parece encantador para a sua carreira e a sua vida. Hoje todas as luzes se concentram nela e os projetos começam a multiplicar-se a partir desta exposição mundial.
Quem é Jenna Ortega, a protagonista de Wednesday Addams?
Jenna nasceu a 27 de setembro de 2002 em Coachella, Califórnia. Vem de uma família que veio para os Estados Unidos na geração dos seus avós, em busca de oportunidades. A sua mãe, Natalie López, é descendente de porto-riquenhos, enquanto o seu pai, Edward Ortega, é mexicano. A actriz é a quarta de sete irmãos. “Sou 75% mexicana e 25% porto-riquenha”, comentou ela há algum tempo em entrevista ao Pop Sugar.
A sua particularidade, segundo disse nessa nota, é que se esforça sempre por não perder as suas raízes. Os seus pais falam muito pouco espanhol, apenas algumas palavras, mas ela não quer que o legado dos seus avós e bisavós se perca. “A minha família manteve algumas tradições vivas. Quando eu era criança, colocava uma pinhata em todas as minhas festas de aniversário. Também temos tamales todos os anos no Natal. São deliciosos! O meu pai faz tacos e carne assada, e a minha mãe faz o melhor feijão caseiro”, disse ela.
Quanto à carreira, começou ainda criança, com apenas seis anos de idade, o que a fez perder muitas actividades e experiências próprias da idade. A sua mãe foi quem mais insistiu, quem mais teve consciência de que poderia realizar o seu sonho. A sua decolagem ocorreu aos oito anos de idade, quando conseguiu que um agente a notasse e, a partir daí, fizesse audições. Acontece que nos Estados Unidos dificilmente se consegue ir a um casting sem a intervenção de um representante.
O primeiro trabalho de Jenna foi na sitcom Rob, pondo-se na pele de Rob Schneider. A partir daí a sua vida mudou completamente. Por um lado, teve que abandonar a escola: não concluiu o ensino médio. Isso levou-a a um grande arrependimento, disse ela: perder o baile de formatura e as reuniões do grupo da faculdade. Ela não podia sair com as amigas e agora arrepende-se, mesmo tendo feito isso para perseguir o seu sonho.
A sua estreia no cinema foi em 2013, quando foi convocada para o “Homem de Ferro 3”. Foi um papel menor, ela praticamente não apareceu, mas foi o começo de algo grande. Entrou no lugar de Annie quase imediatamente quando ela fez a transição para o género de terror em “Insideous: Chapter 2”.
O seu caminho foi iluminado quando ela foi tocada pela varinha mágica da Disney: foi chamada para protagonizar “Caught in the Middle”. Uma nova reviravolta: “Não quero ser rotulada como actriz, quero desempenhar os papéis mais diversos possíveis, realmente mudar”, disse ela.
Dois anos depois, e na sequência desta mudança de que falava, deixou a Disney para ir para a Netflix. Fez isso na segunda temporada de You, outra das suas aclamadas obras; voltaria na terceira temporada. Em 2020 foi “Jurassic World: Camp Cretaceos”, uma série que segue somando temporadas.
Mas Ortega também não quer sair do cinema: actualmente está a filmar “American Carnaje” e já terminou as gravações de “Scream VI”, cuja estreia está prevista para 2023.
Quanto à sua vida privada, admite que não tem muito tempo para se dedicar aos seus passatempos preferidos. Ela gosta de fazer pilates e procura manter essa rotina. Tampouco abandona a paixão pela literatura: em 2021 lançou o livro “It’s All Love”. Quanto às redes sociais, e ao contrário de qualquer outra rapariga da sua idade, tenta ficar de fora.
“De vez em quando eu apago o Instagram do meu telemovel para não o ter à mão. Tento ficar o mais afastada possível, mas é difícil porque agora é como os jovens se conectam. Muito do que é anunciado não é autêntico ou necessariamente o melhor para o nosso bem-estar, por isso devemos usar as redes sociais com cuidado”, alerta a esse respeito.
Mas quando se trata de estudos, para “Wednesday Addams” teve aulas de esgrima. Também aprendeu a tocar violoncelo: ficou encantada com a sua música e continuou com as suas aulas de forma particular. É assim que a vida parece ser hoje para Jenna Ortega, já uma estrela. Enquanto continua a avançar, procura não descuidar daquela outra coisa que também a faz feliz. Tentar recuperar algo daquilo que lhe tirou a fama da qual não nega nem sofre.
Imagens: divulgação . . Quem é Jenna Ortega, a protagonista de Wednesday Addams?
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.