Foi funcionária do mês numa cadeia de sanduíches, limpou casas e esteve prestes a abandonar tudo
Quando Raymond Chandler escreveu: “Existem loiras e loiras, e hoje é quase uma palavra que é levada na brincadeira. Todas as loiras têm não sei o quê…” Corria o ano de 1953 e não sabiamos – nem poderiamos saber – que 37 anos depois, a 2 de julho de 1990, nasceria Margot Robbie, uma loira que – como o escritor descreve em The Long Goodbye – é como “um sonho atravessado na caminho”, uma loira que “nem sequer era deste mundo. Inclassificável, tão remoto e claro como a água da montanha, tão evasiva quanto a sua cor.
A vida desta atriz australiana começou muito bem. A terceira de quatro filhos, com uma mãe fisioterapeuta e um pai agricultor, nada parecia perturbar a felicidade estável até que o homem saiu de casa. O que restou da família estabeleceu-se em Dalby, uma cidade do interior que permitia ir surfar em apenas vinte minutos.
Instalados na fazenda dos avós, Robbie alternava cuidar das vacas com tentar ver televisão. “Tínhamos três canais e uma televisão para dividir entre cinco. Escolher o que queríamos ver era impossível, então eu nunca via televisão, apenas vídeos repetidamente e depois representava-os. A minha mãe costumava perguntar-me: “Como te lembras de todas as falas? Só o viste durante vinte minutos”.
Aos 16 anos, Margot mostrou que era daquelas que fazia muito quando tinha pouco. As contas da família não fechavam e ela resolveu ajudar. Ia para a escola, a aulas de teatro e trabalhava não num, mas em três empregos. Vendia numa loja de surf, limpava casas e era caixa de uma cadeia de sanduíches. Tudo o que ela fazia, fazia bem, tanto que foi eleita a “funcionária do mês” e teve a sua foto emoldurada.
Na adolescência mudou-se para Melbourne com a intenção de se tornar atriz, fazendo a sua estreia no cinema em 2008 com um filme de ação dirigido por Aash Aaron e intitulado “Vigilante”. Hoje está na boca do mundo pela sua interpretaçlão em Barbie.
Margot alcançou notoriedade por interpretar a vilã da DC Comics Harley Quinn em Esquadrão Suicida (2016). Ela foi indicada a dois Oscares – Melhor atriz por Eu, Tonya (2017) e Melhor Atriz Secundária por O Escândalo (2019) – quatro Globos de Ouro e cinco BAFTAs. Em 2017, a revista Time nomeou–a uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, e em 2019, foi classificada entre as atrizes mais bem pagas do mundo pela Forbes.
Margot vem de uma família de quatro filhos, tendo dois irmãos e uma irmã. Ela formou–se no Somerset College em Mudgeeraba, Queensland, Austrália, um subúrbio no interior da Gold Coast, no sudeste de Queensland, onde ela e os seus irmãos foram criados pela sua mãe e passaram grande parte do seu tempo na fazenda pertencente aos seus avós. No final da sua adolescência, mudou–se para Melbourne, Victoria, Austrália, para seguir a carreira de atriz. De 2008 a 2010, Robbie interpretou a personagem Donna Freedman na novela australiana Neighbours, pelo qual foi indicada a dois Logie Awards. Partiu em busca de oportunidades em Hollywood, rapidamente conseguindo o papel de Laura Cameron na curta série da ABC, Pan Am (2011). Estreou–se no cinema no filme Questão de Tempo (2013).

Robbie chegou à fama interpretando o papel de Naomi Lapaglia no filme indicado ao Oscar de Martin Scorsese, O Lobo de Wall Street (2013). Foi nomeada para um Breakthrough Performance MTV Movie Award e vários outros prémios. Em 2014, Robbie criou a sua própria produtora, LuckyChap Entertainment. Também apareceu no filme Suite Francesa(2014), protagonizou Golpe Duplo (2015), Os Últimos na Terra (2015), e fez uma participação especial em A Grande Aposta (2015). Ela também foi Jane Porter em A Lenda de Tarzan (2016), Uma Repórter em Apuros (2016) e interpretou a patinadora Tonya Harding no filme biográfico Eu, Tonya (2017), recebendo elogios da crítica e uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz – Comédia ou Musical.
Em 2023, a atriz atuou ao lado de Tobey Maguire e novamente com Brad Pitt em Babilônia, filme pelo qual foi indicada a Melhor Atriz nos Globos de Ouro 2023.
Imagens: divulgação . . Quem é Margot Robbie, a atriz que odeia a fama
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.