“Estou com o coração partido a ver que a montanha de provas e evidências ainda não foi suficiente para resistir ao poder, influência e receios desproporcionais do meu ex-marido”, disse ela.
Amber Heard perdeu o seu caso de difamação contra o ex-marido Johnny Depp, após anos de batalhas legais por alegações de abusos físicos dela, e ela dele.
Nas últimas semanas, tanto Heard quanto Depp depuseram junto com inúmeras testemunhas de ambos os lados. Nos últimos três dias, o júri debateu se a actriz difamou Depp no seu editorial de 2018 para o The Washington Post, no qual ela se referia a si mesma como vítima de abuso doméstico. À época do seu processo inicial de difamação contra ela, o actor de Piratas da Caraíbas – que negou todas as alegações de abuso doméstico – disse que as palavras de Heard prejudicaram a sua reputação e carreira.

Ontem, o júri chegou a um veredicto unânime e considerou Heard culpada de difamação. Depp recebeu US $ 10 milhões em danos compensatórios e US $ 5 milhões em danos punitivos (no total cerca de 13 milhões de euros), enquanto Heard recebeu US $ 2 milhões (cerca de 1.8 milhões de euros) por danos compensatórios relacionados ao seu contra-processo, que ela abriu depois do advogado de Depp dizer que as suas alegações de abuso eram uma farsa.
Heard estava presente no tribunal para a audiência do veredicto, enquanto Depp o ouvia do Reino Unido.
Após o veredicto, Heard divulgou um comunicado. “A decepção que sinto hoje está muito além das palavras. Estou com o coração partido quando vejo a montanha de provas e evidências ainda não foi suficiente para resistir ao poder, influência e receios desproporcionais do meu ex-marido”, disse, referindo-se à fama e peso dos fãs de Depp, que o apoiaram esmagadoramente no caso.
“Estou ainda mais desapontada com o que este veredicto significa para outras mulheres. É um revés. Ele faz o relógio retroceder a uma época em que uma mulher que se manifestou poderia ser envergonhada e humilhada publicamente. Retrata a ideia que a violência contra as mulheres deve ser levada a sério”, acrescentou.
Mencionando que ela ganhou o caso no Reino Unido, Heard disse que está desapontada por ter “perdido o direito que achava que tinha como americana – de falar livre e abertamente”.
Depp, enquanto isso, disse em comunicado que se sente “verdadeiramente humilhado” pelo veredicto e que o júri “lhe devolveu a vida”.
“Desde o início, o objetivo de trazer este caso era revelar a verdade, independentemente do resultado. Dizer a verdade era algo que eu devia aos meus filhos e a todos aqueles que permaneceram firmes no seu apoio a mim”, disse ele.