As top model mais icónicas dos anos 90 então e hoje
Hoje em dia temos modelos maravilhosas. Mas estamos a falar sobre uma geração millennial liderada pelas irmãs Hadid, Kendall Jenner e algumas outras celebridades.
Nunca houve ou nunca haverá um exército de modelos como as top models dos anos 90. Elas foram a primeira girl squad, construíram um império e deram um novo significado ao que era ser uma modelo. É assim que eles estão duas décadas depois.
Os seus nomes eram maiores que os seus trabalhos e tops como Cindy Crawford e Naomi Campbel hoje são sinónimos de estrelas. Quase três décadas depois, mostramos como eram na altura e como estão agora, desde empreendimentos filantrópicos a novos negócios bem-sucedidos.
Cindy Crawford
Durante anos foi a estrela e todas as empresas a queriam em primeiro plano. Fez parte das cinco grandes com Claudia Schiffer ou Naomi Campbell. Hoje cede a coroa para a sua filha Kaia, mas o seu legado permanece imortal.
Claudia Schiffer
Não parece que os anos passam pela supermodelo alemã, que ainda é tão fabulosa agora quanto o era nos anos 90. Ela é eterna, possivelmente uma das modelos mais famosas da história.
Elle Macpherson
Ela foi modelo, mas também uma das actrizes da época. A it girl Batman no filme de 1997 e a colega de quarto de Joey e namorada de curta duração em Friends. Sempre estupenda, antes e agora.
Linda Evangelista
Os seus olhos encantaram toda uma geração, cativaram empresas, designers, marcas e o público em igual medida. Um exemplo é este anúncio dos anos 90.
Naomi Campbell
Foi uma das primeiras mulheres negras a alcançar o status de modelo, quebrando barreiras e tetos de vidro para outras que vieram depois. A deusa de ébano como foi apelidada, ontem, hoje e para sempre.
Stephanie Seymour
Ela foi uma das primeiras modelos da Victoria’s Secret, quando a empresa ainda vendia por catálogo. A Vogue considerou-a uma das musas dos anos 90, com capas na Playboy e na Sports Illustrated.
Valeria Mazza
Ela foi a primeira supermodelo latino-americana e a mais importante da história da Argentina. Hoje não é conhecida apenas pela sua carreira na indústria da moda, mas pelo seu trabalho humanitário, empresarial e social.
Inés Sastre
Foi uma das modelos espanholas da década com maior projecção internacional. A sua maior conquista foi suceder Isabella Rossellini como o rosto da Lancôme em 1996, ganhando o seu status de modelo icónica.
Tyra Banks
Ela foi uma das grandes modelos da década de 90, tudo graças ao seu trabalho para a empresa de lingerie Victoria’s Secret. Durante anos, os seus pósteres ocuparam salas de adolescentes, incluindo aquele icónico posado num biquíni para a Sports Illustrated em 1997. Actualmente, apresenta dois programas na televisão americana.
Helena Christensen
A modelo foi Miss Dinamarca em 1986, o que colocou a sua carreira no scetor sobre rodas. Ela juntou-se à equipa Victoria’s Secret ao lado de Tyra Banks e participou no icónico show Dolce & Gabanna em 1995 ao lado de Linda Evangelista, Naomi Campbell, Karen Mulder, Eva Herzigova, Kate Moss e Valeria Mazza. Por isso, tornou-se uma das top models mais importantes dos anos 90.
Carla Bruni
A italiana fez tudo. Ela foi uma das grandes modelos do seu tempo graças à amizade com Yves Saint Laurent. Também é cantora e compositora, actriz e actual mulher do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy.
Laetitia Casta
A francesa trouxe as curvas para as campanhas e passarelas, começando com os seus icónicos trabalhos para a marca Guess, capas da Sports Illustrated, o calendário Pirelli e Dolce&Gabbana. Depois passou para o cinema como actriz e depois como directora.
Kate Moss
Há pouco a dizer sobre ela. Foi uma deusa nos anos 90 e conseguiu-se recuperar do seu escândalo de drogas para continuar a desfilar e a fazer campanhas (até hoje). Ela é a modelo britânica mais importante do mundo.
Christy Turlington
Ela é uma das top models mais importantes do mundo. Tanto que ficou conhecida como a Trinidad, junto com Naomi Campbell e Linda Evangelista. A fama foi alcançada com o seu contrato com a Calvin Klein, que data de 1987.
Kristen McMenamy
Ela foi a personificação do estilo grunge dos anos 90, cortando o cabelo e até rapando as sobrancelhas. Não era tão popular como o resto das suas contemporâneas, mas o seu visual andrógeno e diferente tornava-a numa modelo muito valiosa para a indústria.
Eva Herzigová
Depois de ganhar um concurso de beleza em Praga, mudou-se para Paris, onde alcançou o estrelato com as suas campanhas para a empresa de jeans Guess e Versace, sem mencionar a sua campanha histórica com Wonderbra. Inesquecíveis.
Karen Mulder
Foi outra das grandes daquele esquadrão de mulheres que marcou uma época. Mas em 2000, no auge da sua carreira, ela decidiu-se retirar e fez as declarações mais assustadoras do momento na televisão, alegando ter sido explorada sexualmente ao longo da sua carreira, o que a levou a graves problemas depressivos e mentais.
Amber Valletta
Trabalhou como modelo para muitos dos grandes nomes, embora logo tenha dado o salto para a grande tela com filmes como The Spy Next Door e a série de televisão Revenge. Mas isso não nos faz esquecer as suas maravilhosas campanhas para Louis Vuitton, Versace e Calvin Klein.
Esther Cañadas
Ela foi, ao lado de Inés Sastre, uma das grandes tops espanholas que deram o salto internacional. Era uma das modelos mais cobiçadas do mundo, mas muito jovem. Um casamento frustrado, várias operações plásticas e uma doença imunológica encerraram a carreira de modelo da mulher com olhos de gato.
Nadja Auermann
Foi uma deusa na passarela. Valentino comparou-a a Marlene Dietrich em beleza e durante muito tempo deteve o recorde do Guinness para as pernas mais longas do mundo. Ela desfilou para todas as empresas que existiam, protagonizando mais de 100 capas de revistas e campanhas publicitárias.
Judit Mascó
A modelo espanhola começou a trabalhar com grandes empresas como Giorgio Armani ou Dolce & Gabbana. Mas foi a sua capa em 1990 na Sports Illustrated que lhe trouxe fama internacional. Ela foi a única modelo espanhola que apareceu na capa da Vogue USA.
Carolyn Murphy
Uma das menos conhecidas da época, mas segundo a Models.com uma das 20 modelos mais icónicas dos anos 90.