Kate Winslet está a destruir os sonhos dos fãs de Titanic e Leonardo DiCaprio, perto, longe, onde quer que estejam. Num novo vídeo para a Vanity Fair, Winslet assistiu à icónica cena “estou a voar” do filme, que foi recriada por praticamente qualquer pessoa que já esteve num barco, e ela arruinou um pouco da magia do filme ao dizer que filmar foi “um pesadelo.”
“Não admira que todas as jovens do mundo quisessem ser beijadas por Leonardo DiCaprio”, brincou ela. “Não foi tudo o que dizem.”
No entanto, não foi necessariamente a habilidade de DiCaprio que tornou o beijo mau. Winslet explicou que a maquilhagem deles continuava-se a espalhar.
‘Continuamos a dar esse beijo, e eu tinha muita maquilhagem clara e teria que fazer as nossas verificações de maquilhagem – eu, em nós os dois, entre as tomadas – e acabaria por parecer que estava a chupar um caramelo barra de chocolate após cada cena, porque a maquilhagem dele saía de mim”, disse ela.
“Parecia que faltava um pouco no seu rosto, porque havia uma grande mancha pálida de toda a minha maquilhagem a cair nele”, lembrou Winslet. “Oh Deus, foi uma mistura…”
Sem mencionar que, ironicamente, não havia espaço no navio para o maquilhador, sendo que Winslet teve que resolver o problema com as próprias mãos… ou vestir-se, claro. A atriz manteve os seus próprios compactos e pincéis de maquilhagem enfiados na parte superior do vestido.
“Esta era uma seção do navio – não fazia parte de todo o conjunto do navio que tínhamos”, explicou ela. “Tivemos que subir uma escada para lá chegar, lembro-me. Cabelo e maquilhagem não conseguiam chegar até nós.”
“Agora, o que vocês não sabem, porque Leo parece completamente natural, mas teve que se deitar nas espreguiçadeiras; há muita maquilhagem bronzeada falsa”, continuou. “Por isso, eu escondi [num lado do meu vestido] a maquilhagem, os pincéis e a esponja dele, e [os meus] no outro lado. E entre as cenas, eu estava basicamente a refazer a nossa maquilhagem.”
Resumindo, filmar a cena provou ser bastante difícil, e não apenas por causa da sua base não tão à prova de transferência.
“Foi um pesadelo filmar isso”, lembrou Winslet. “Porque Leo não conseguia parar de rir, e tivemos que refazer isso umas quatro vezes porque [o diretor James Cameron] queria uma luz muito específica para isso, obviamente, e o pôr do sol continuava a mudar onde estávamos.”
Esta cena em particular – junto com “pinta-me como uma das tuas mulheres francesas” – é uma das cenas mais citadas do filme. Winslet acrescentou que as pessoas vêm até ela pedindo que recrie o filme com elas, o que ela disse “faz-me pensar. Todas as vezes, sem falhar”.
Claro, o filme aclamado pela crítica tornou-se num sucesso de bilheteira (arrecadando US$ 2,2 biliões em todo o mundo), um filme 14 vezes indicado aos Óscares e um fenômeno da cultura pop, e Winslet ainda está “muito orgulhosa” do filme até hoje.
“É aquele filme que continua a render”, disse ela à VF. “Outras gerações inteiras de pessoas estão a redescobrir o filme ou a vê-lo pela primeira vez, e há algo de extraordinário nisso.”