A atriz Michelle Trachtenberg, que ganhou fama como estrela infantil nas décadas de 1990 e 2000, morreu aos 39 anos A polícia de Manhattan disse que respondeu a uma chamada de emergência na manhã de quarta-feira e encontrou Trachtenberg “inconsciente e sem resposta”. Foi declarada morta no local.
A atriz norte-americana ficou mais conhecida por interpretar a irmã mais nova de Buffy, a Caçadora de Vampiros, Dawn Summers, e mais tarde assumiu o papel da socialite manipuladora Georgina Sparks em Gossip Girl, já em adulta.

Trachtenberg estreou-se no cinema em Harriet the Spy, em 1996, e também apareceu em várias produções da Nickelodeon.
Os colegas de elenco prestaram-lhe homenagem, descrevendo-a como uma pessoa “extremamente inteligente” que “se preocupava profundamente” com o seu trabalho.
Ver esta publicação no Instagram
Representantes da sua família confirmaram a sua morte em comunicado. “É com grande tristeza que confirmamos que Michelle Trachtenberg faleceu. A família pede privacidade pela sua perda”, disse.
As autoridades disseram que a sua morte não estava a ser tratada como suspeita. “Não há suspeita de criminalidade. O médico legista determinará a causa da morte. A investigação continua em curso”, disse a polícia de Nova Iorque em comunicado.
Trachtenberg começou a representar aos nove anos de idade na série televisiva The Adventures of Pete & Pete, da Nickelodeon.
Blake Lively pays tribute to Michelle Trachtenberg:
“The world lost a deeply sensitive and good person in Michelle. May her work and her huge heart be remembered by those who were lucky enough to experience her fire.” pic.twitter.com/QZBmdeE3LN
— Pop Base (@PopBase) February 27, 2025
No início dos anos 2000, foi nomeada para vários prémios de representação — incluindo um Daytime Emmy Award — pelo seu papel em Buffy the Vampire Slayer.
Também protagonizou filmes como EuroTrip, Ice Princess, Killing Kennedy e Sister Cities.
Blake Lively, colega de Gossip Girl, disse que tudo o que Trachtenberg fez “fez a 200%”. “Ela ria-se muito da piada de alguém… preocupava-se profundamente com o seu trabalho, era extremamente leal aos amigos e corajosa por aqueles que amava, era grande, ousada e distintamente ela própria”, escreveu nas redes sociais.
Ver esta publicação no Instagram
“As verdadeiras tragédias da vida são aquelas que o apanham de surpresa numa terça-feira ociosa. Mantenha aqueles que ama e amou com carinho.”
A comediante norte-americana Rosie O’Donnell, que contracenou com Trachtenberg na sua estreia cinematográfica em Harriet, a Espiã, disse que a sua morte foi “desoladora”.
“Amei-a muito. Ela lutou nos últimos anos. Gostava de poder ter ajudado.”
Ver esta publicação no Instagram
Josh Safran, argumentista e produtor de Gossip Girl, disse que foi “uma honra e uma alegria escrever para a Michelle durante tantos anos”, uma vez que ela tinha uma “voz clara” como atriz. “Ouviu-a enquanto digitava”, escreveu. “Sabia que ela tornava cada linha mais áspera, mais real, muito mais engraçada – e isso tornou a escrita melhor.
Os ex-colegas de elenco também prestaram homenagem. O membro do elenco de Buffy, James Marsters, disse nas redes sociais que a atriz era “ferozmente inteligente, como a sua rosa e a moureira, e uma pessoa que gostava”.
“Ela morreu muito cedo e deixou para trás muitas pessoas que a conheciam e amavam”, disse Marsters.
A atriz de How I Met Your Mother, Alyson Hannigan, que interpretou Willow Rosenberg em Buffy, partilhou uma série de fotografias nas redes sociais, incluindo imagens das duas a partilhar cenas, e disse que Trachtenberg “trouxe uma energia amorosa ao set de Buffy”.
Ver esta publicação no Instagram
Trachtenberg apareceu pela primeira vez em Gossip Girl – que foi transmitido de 2007 a 2012 – em 2008. Regressou ao papel para dois episódios da segunda temporada do reboot Max da HBO em 2023. O seu último grande papel como atriz foi em 2021 como apresentadora de uma série documental sobre crimes reais, Meet, Marry, Murder, que apareceu no streamer digital Tubi.
Em 2021, Trachtenberg acusou o criador de Buffy, a Caçadora de Vampiros, Joss Whedon, de comportamento inapropriado no set, depois da sua colega de elenco Charisma Carpenter ter dito que ficou traumatizada devido ao tratamento que recebeu de Whedon.
A polícia não suspeita de crime. O corpo de Trachtenberg foi encontrado pela sua mãe, no apartamento onde a atriz morava, em Nova York (nos EUA), sendo que Trachtenberg passou recentemente por um transplante de fígado — e pode ter tido complicações de saúde que levaram à morte.