Gorpcore, a tendência da moda que não sabes que existe

Gorpcore, a tendência da moda que não sabes que existe

Não é de surpreender que, de tempos em tempos, um termo engenhoso apareça no mundo da moda para designar uma nova tendência.

Foi o que aconteceu com o normcore, o healthgoth, o athleisure… E agora aconteceu de novo com o gorpcore, uma palavra cunhada pelo jornalista de moda Jason Chen em artigo para o site The Cuttitulado Primeiro veio Normcore. Agora prepare-se para Gorpcore (Primeiro veio o normcore, agora prepara-te para o gorpcore).

O termo vem da união das palavras gorp (“uma combinação de nozes, passas, frutos secos, sementes ou similares ingeridos na forma de lanche energético por caminhantes e alpinistas”) e hardcore (duro, intenso). E a sua relação com este novo estilo de vestir tem a ver com o uso de roupas tradicionalmente usadas para acampar ou fazer caminhadas, combinadas com um look mais urbano.

Gorpcore, a tendência da moda que não sabes que existe

Gorpcore, a tendência da moda que não sabes que existe

O look não é exatamente o “acampamento chique” que designers como Givenchy, Lanvin e – acima de tudo – Prada mostram na passarela. Não é uma versão hiper-elevada de alta moda de roupas para caminhadas. Muito disso é desafiadoramente feio”.

Pensa em ponchos, blusões e samarras que parecem um saco de dormir portátil. Agora combina-os com as sandálias Birkenstock ou inclusive as perturbadoras Tevas de tiras que usaste na infância. Mas, cuidado, não te deixes seduzir por essas roupas aventureiras, porque o toque mágico do gorpcore vem da capacidade de as combinar com desenhos mais urbanos.

Gorpcore, a tendência da moda que não sabes que existe

Vestir-se da cabeça aos pés com roupas para actividades ao ar livre seria muito literal – tens que incorporá-las para comunicar que quem o usa faz parte da brincadeira. O traje não é de estilista, mas está na moda, da mesma forma que qualquer estética executada com intencionalidade – embora insistente e dissonante – se pode converter num “look”.

Similar ao normcore

Se achas que tudo isto soa suspeitamente similar ao normcore, não estás totalmente errado, porque pode ser considerado como o seu antecessor – no sentido de que dá prioridade ao conforto sobre o estilo e não se preocupa com marcas – mas o gorpcore eleva-o a um nível ainda mais irónico e aventureiro.

Gorpcore, a tendência da moda que não sabes que existe

Enquanto o normcore idealizou o centro comercial, incorporando indiscriminadamente totems estilísticos através de categorias suburbanas atléticas -roupa atlética igual a grunge, como o skate, igual ao prep – esta nova estética adora as florestas, definindo-se estritamente pelos idiomas de sedimentarismo / camping / vestuário de ar livre transmite uma luz para além das preocupações urbanas e burguesa – e com estilo. Nike (ou Adidas ou New Balance para este assunto) não faz parte disto. Converse não faz parte disto. Gap não faz parte disto. (Talvez Uniqlo mas apenas Heattech e apenas os puffers).

Gorpcore, a tendência da moda que não sabes que existe

Gorpcore inevitavelmente polariza gostos e opiniões

Embora o gorpcore inevitavelmente polarize gostos e opiniões, o curioso sobre as tendências é que, geralmente, têm uma razão de ser muito além de uma mera expressão estética. Uma origem enraizada na situação económica, social e cultural de um país, e até um background político. Gorpcore Não é moda para um em sete biliões, nem tão pouco é moda para um por cento. É uma moda sobre viver bem, fazer o bem e sentir-se bem para aqueles que, quiçá, se importem demasiado.

Se o look não te convence, podemos dizer uma coisa: a era da comodidade chegou à moda. E sim, vamos colocar o conforto à frente do estilo tradicional.  Gorpcore, a tendência da moda que não sabes que existe

Imagens: divulgação Gorpcore, a tendência da moda que não sabes que existe .





Imagens: divulgação



Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.