Gripes e constipações: o que são e como prevenir?

Gripes e constipações: o que são e como prevenir?

Todos sabemos que estamos a entrar na estação mais fria do ano e com ela as gripes e constipações.

As patologias mais frequentes nos meses de Inverno constituem infecções respiratórias, mas têm consideráveis diferenças entre si. A questão é como as distinguir e…Prevenir.

Prevenir e combater gripes e constipações, é possível desde que se tomem alguns cuidados. Estes passam maioritariamente em melhorar as nossas defesas, a nossa alimentação e, no fundo, favorecer a nossa saúde de todas as formas possíveis.
Por que é que nos constipamos?

Os responsáveis por apanharmos uma constipação são os vírus, que “viajam” sobretudo por via aérea, através das mucosas e das partículas originadas quando falamos, tossimos ou espirramos. O cansaço, a ansiedade, bem como a asma e as alergias, em conjunto com a predisposição do nosso sistema imunitário, fazem com que o organismo fique mais sensível. É claro que as mudanças de temperatura, o frio e outras circunstâncias do Inverno também fazem com que fiquemos doentes com mais facilidade.

Gripes e constipações

A propensão às gripes e constipações está directamente relacionada com o sistema imunitário e o estado dos nossos tecidos. Sim, os tecidos, se estiverem demasiado sobrecarregados, intoxicados e “entupidos”, serão mais facilmente afectados pelos ataques dos vírus e das bactérias.

E é aqui que surge a pergunta de um milhão de dólares: é possível de alguma forma prevenir as constipações? Se há pessoas que nunca ficam constipadas, é porque sim! Mas, porquê? Provavelmente porque um organismo saudável, bem alimentado e limpo, por dentro e por fora, defende-se melhor dos vírus do que os outros.

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Como podemos evitar os vírus?
Com higiene:

• Limpa bem as mãos depois de espirrar.
• Deita os lenços de papel no lixo depois de os usar.
• Utiliza desinfectantes.

Protegendo o organismo:

• Com um regime alimentar saudável, completo e natural, com alimentos frescos e integrais.
• Evita os produtos processados e refinados, como os lacticínios, o trigo e o açúcar.
• Escolhe alimentos ricos em água e micronutrientes como verduras, algas e cereais integrais.
• Cozinha da forma mais saudável possível: ao vapor e salteado e evita os fritos e gratinados.

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Alimentando as defesas com:

• Vitamina C e equinácea em extracto ou comprimidos
• Antibióticos naturais crus: como o alho, a cebola, o gengibre, o morango, o alecrim e a tília.
• Limão: limpa o sistema linfático: um sumo de limão todas as manhãs é um excelente preventivo.
• Tomilho, pelo mesmo motivo: as suas propriedades antissépticas são excelentes em todos os processos de gripe ou constipação.
• O exercício físico e a sauna são igualmente estimulantes do sistema de defesa.

Como aliviar os sintomas?

A congestão nasal, a tosse, a irritação da garganta, a febre, as secreções nasais e as dores musculares e de cabeça são difíceis de suportar; para aliviar os sintomas, podes tomar um anti gripal (aconselha-te com o teu farmacêutico). Além disso, também podes recorrer ao seguinte:

• Agasalha-te e dorme bem.
• Bebe um leite bem quente com melou chá de limão e mel.
• Faz vaporizações e tome banhos quentes de eucalipto, lavanda, zimbro, e menta.
• Para atenuar os arrepios de frio, prepara um sumo de laranja, junta um pau de canela, adiciona água quente e adoça com mel.
• Faz gargarejos com uma infusão quente de folhas de plantas antisépticas para a garganta e pulmões, como a sálvia e o tomilho. Coa a infusão e adiciona duas colheres de vinagre de sidra, mel e limão.

Nota: mesmo elaborado com informações médicas, este artigo e informação aqui apresentada é meramente informativa, não pretendendo substituir a opinião de um médico ou farmácia.     .
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