Há diferenças entre a maquilhagem e a arte? Não creio…

Há diferenças entre a maquilhagem e a arte? Não creio…

OPINIÃO – Maquilhagem: aplicar cosméticos a alguém ou a uma parte do seu corpo, especialmente o seu rosto, para o embelezar ou modificar a sua aparência. Mas…É considerado uma arte?

Esta prática começou na pré-história. A razão pela qual usavam cosméticos é desconhecida, mas as mulheres já coloriam as diferentes partes do corpo.

Sem dúvida, o período que se destaca pela importância da maquilhagem é o egípcio. Usar uma pele bronzeada, olhos grandes e delineados, lábios coloridos, era de vital importância para a sua beleza.

Então, Há diferenças entre a maquilhagem e a arte? Não creio…

Desde o seu desenvolvimento, as épocas posteriores continuaram a usar cosméticos no corpo, promovendo a evolução da maquilhagem. O Império Romano, a Idade Média e o Renascimento incluíam a maquilhagem como parte fundamental de suas vidas diárias.

Há diferenças entre a maquilhagem e a arte? Não creio…

Isso foi aprimorado em idades posteriores, desenvolvendo até uma obsessão real. É o caso das damas dos séculos XVII, XVIII e XIX. Infelizmente, os pós que elas usavam nos séculos anteriores resultavam na morte em muitas ocasiões, por envenenamento.

Chega o século XX, o momento em que os produtos cosméticos estão em franca expansão. É desenvolvido um mercado que se expande para todos os cantos do planeta. A maquilhagem já é comercial e todas as mulheres aspiram a parecer-se com as suas actrizes favoritas.

Questão de sexo?

A maquilhagem sempre esteve associada ao sexo feminino. As mulheres foram as únicas socialmente aceitas a usar cosméticos no rosto.

No entanto, a opinião pública mudou. Com o desenvolvimento da maquilhagem e as novas tecnologias em todo o mundo, há homens que são atraídos para o seu uso e decidem compartilhá-lo através das redes sociais. Um fato louvável.

Antes era apenas para a mulher e dedicada especialmente a elas. A situação mudou e, obviamente, a opinião publica é favorável (e muito), porque eles realmente marcam a diferença.

Há diferenças entre a maquilhagem e a arte? Não creio…
Uma arte?

A maquilhagem, como qualquer outro tipo de arte, pode servir para expressar emoções numa tela, que neste caso é o rosto/corpo. A arte é quando alguém faz isso com entusiasmo e se esforça. Quando realmente transforma uma face noutra.

É difícil avaliar o futuro que aguarda esta profissão, mas a sua evolução positiva apresentou novas visões também favoráveis. Os profissionais desta prática sentem que, com o treino, ela se tornará uma das mais praticadas e valorizadas.

Diana M. Castro

Imagens: divulgação Há diferenças entre a maquilhagem e a arte? Não creio… . .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados