Já não é nenhuma originalidade um homem ir a um salão de beleza e aí saberem qual o produto especifico para cada tipo.
Primeiro foi ao cabeleireiro eliminar aqueles cabelos brancos, onde aproveitou o serviço de manicura para aprimorar as suas unhas. Pouco tempo depois tomou uma decisão e foi a uma clínica de estética para eliminar umas rugas a mais e desde logo reduzir a sua barriga. Finalmente instalou-se num SPA para fazer um tratamento integral de rejuvenescimento.
Até à relativamente pouco tempo, esta história podia corresponder a quase qualquer mulher de meia-idade, mas o protagonista desta narração é um homem que se junta à nova tendência em todo o mundo procurando melhorar o seu aspecto estético.
Isso sim, segundo afirmam os especialistas, a diferença entre os homens e as mulheres é que o primeiro grupo começa a procurar ajuda por volta dos quarenta anos, enquanto o segundo já se começa a sentir velho na casa dos trinta.

Não são, no entanto, os clientes masculinos desta faixa etária os que mais procuram salões de beleza, mas sim os que têm entre 30 e 35 anos. Este facto é muito fácil de explicar: os primeiros foram educados com a ideia de que os tratamentos de beleza eram só para mulheres ou homens “pouco masculinos”. Mas a sorte protege os audazes, motivo pelo qual esta tendência se está a reverter e cada vez mais são aqueles que ganham coragem para se dirigirem a um centro de estética e rejuvenescimento.
Começando por cima
O cabelo é uma das primeiras coisas para a qual os homens procuram ajuda. Por um lado é o que está mais à vista e por outro é o que menos complexidade e custo requer para modificar.

De facto, são tantos os tratamentos capilares destinados especialmente aos homens, que muitos cabeleireiros em redor do mundo já abriram os seus salões especialmente desenhados para clientes masculinos, uma vez que eles não gostam de tratar e falar da sua imagem em frente das mulheres.
De acordo com os cabeleireiros consultados pelo tendenciasonline.com, no topo da lista de pedidos encontram-se os mais morenos, que ao contrário dos homens com a pele mais clara procuram cobrir gradualmente os seus cabelos brancos, procurando no entanto que não se note uma redução repentina nem que se ocultem completamente (ficam a descoberto entre 10 a 20 por cento dos mesmos), para que o cabelo não “choque” com o resto do rosto.
Em segundo lugar na preferência seguem-se as espumas ou as ampolas de minoxidil, produtos que tornam o cabelo mais forte e evitam a sua queda precoce. Por fim, muitos dos salões também oferecem um serviço de manicura, onde se pode dar algum brilho às unhas ou tratar das cutículas.
Do rosto à beleza
Obviamente que para alcançar uma boa estética facial não chega “retocar” o cabelo. Também é muito importante ter um rosto harmónico e sem aquele aspecto de cansado.

Para isto, muitos homens procuram, em primeiro lugar, livrar-se das rugas, mediante a utilização de todos os tipos de máscaras faciais, especialmente as relaxantes que extraem as impurezas da pele.
Por isto mesmo, laboratórios de beleza reconhecidos a nível mundial já lançaram as suas próprias linhas dedicadas ao masculino, com produtos faciais e corporais, esfoliantes, tónicos, etc. Estes produtos têm uma composição química diferente dos destinados às mulheres, uma vez que a pele dos homens é geralmente mais oleosa e, por ouro lado, os mesmos necessitam de ser muito esfoliantes já que os homens realizam este processo de limpeza de cada vez que fazem a barba (*).

Nestes produtos em particular, as companhias têm muito cuidado ao desenhar as embalagens uma vez que, ao contrário das mulheres, os homens procuram produtos com uma aparência prática e energética, e não sensível ou delicada…
A mudança no corpo
Uma vez que o homem resolveu dar o valor necessário ao seu rosto, com certeza que desejará também dar um toque final melhorando todo o seu corpo, particularmente (e o mais comum) reduzindo o seu abdómen.
Para este efeito já existem vários SPA’s destinados exclusivamente a clientes masculinos, onde se fazem sessões de massagens e hidroterapia, aplicando cremes adelgaçantes, parafinas, barros, algas redutoras, e papel filme ou faixas modeladoras com mais de 25 metros, que envolvem o abdómen.

Também costumam oferecer diversos tipos de ginástica que não produzem qualquer tipo de agitação, e tudo num belo centro climatizado.
A alternativa à cirurgia
Já completamente decididos a melhorar toda a sua estética e quando os tratamentos não podem oferecer as respostas adequadas, encontra-se sempre alternativa à cirurgia estética.
Segundo especialistas consultados pelo tendenciasonline.com, até chegar à idade média a maioria dos homens só realizam cirurgias para aperfeiçoar o nariz ou as orelhas, nalguns casos lipoaspirações no abdómen ou implantes de próteses nos bíceps e peitorais, para parecerem mais musculosos. A prótese dentária, surge logo em segundo lugar.
No entanto, a partir dessa idade, os homens passam também a procurar tratamentos para rejuvenescerem, nomeadamente eliminar as “patas de galinha”, as olheiras, tirar gordura de várias partes do corpo, chegando ao ponto de fazerem “liftings” e estiramentos com a finalidade de eliminarem rugas.

Também podem optar por implantes de cabelo, para o qual existe um sistema denominado “microcraft” que consiste na implantação de cada cabelo, um por um, no couro cabeludo.
A realidade sexual
Todo este trabalho resulta num ponto: a atracção masculina. Mas quando se fala sobre o assunto, a resposta sexual não pode estar ausente. Acontece que a partir dos 45 anos uma grande quantidade de hormonas masculinas, como a testosterona, começam a diminuir pelo que também a resposta sexual.
No entanto, e tal como as mulheres, a terapia de mudança de hormonas está a tornar-se muito popular, quer em injecções como por pílulas. Este tratamento, para além de melhorar a resposta sexual também permite que o organismo possa converter mais gordura em massa muscular, protegendo melhor os ossos, cérebro e memória.
Para os clientes mais exigentes, também existe a possibilidade de realizar terapias de reabilitação biológica a qual, peso o facto de não poder rejuvenescer, pode atrasar o envelhecimento.

Desenvolvidas na Suiça, têm como base a utilização da embrionina, que se aplica mediante um tratamento de embioterapia, o qual consiste em incorporar células de animais na sua etapa embrionária (para não serem rejeitadas pelo organismo humano) no corpo dos homens. O tratamento aplica-se de uma só vez, seguido de um exame profundo ao organismo, e mediante injecções ou pílulas.
Obviamente que este último, como aliás grande parte dos mencionados anteriormente, ainda não está ao alcance de qualquer um. No entanto, para todos aqueles que dispõem de uma verba para efectuar algum ou todos os tratamentos mencionados neste editorial, já sabe que não há razões para o não fazer.
A cabo e ao resto, a estética não é património exclusivo da mulher, e de certeza que ela está totalmente de acordo com isso…