Homens: a vaidade está na moda

Homens: a vaidade está na moda

Até os “machistas” são obrigados a reconhecer: é difícil saber qual dos sexos anda mais vaidoso. De acordo com um estudo feito nos EUA, os homens demoram em média 51 minutos para se prepararem antes de sair de casa – apenas quatro a menos do que as mulheres. Boa parte desse tempo inclui aquele ritual diário em frente ao espelho do quarto de banho, entre cremes e loções. “Utilizo dois produtos para barbear e, após o banho, passo um gel hidratante”, comenta  Fernando Luís , de 22 anos. “Também lavo o rosto duas vezes por dia para evitar espinhas”.

Esqueçam a lenda de que os homens não cuidam da pele
Esqueçam a lenda de que os homens não cuidam da pele

São cuidados mais do que justificáveis. Para permanecer saudável, a pele do homem também precisa de muita atenção. Muita das características da derme masculina são motivadas pela acção da testosterona. Essa hormona estimula as glândulas sebáceas, fazendo com que fique mais gordurosa. Além disso, possui uma quantidade maior de colágeno – proteína responsável por dar firmeza – e é mais espessa do que a das mulheres. Tais particularidades protegem a pele, retardando o seu envelhecimento. Mas também provocam inconvenientes. De cara, a oleosidade tende a concentrar mais sujidade. Por essa razão, lavar o rosto duas vezes ao dia é indispensável. De preferência, um gel de limpeza específico para o rosto.

MERCADO PROMISSOR

Os mais vaidosos, porém, já não se satisfazem com receitas simples. Eles têm lotado os consultórios dos especialistas em busca de tratamentos sofisticados. Hoje, são quase o triplo os homens que procuram estes tratamentos, mais do que ocorria há poucos anos. No ranking das preocupações, as rugas aparecem em primeiro lugar, seguidas pela irritação pós-barbear e pelo excesso de oleosidade. Atenta ao fenómeno, a indústria de cosméticos oferece um número cada vez maior de produtos elaborados especialmente para os homens. Mas cuidado para não se iludir com as promessas de beleza instantânea! “Alguns cremes produzem apenas alterações superficiais…

 

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.