Foi há 27 anos que tudo começou na Casa do Farol. Há 27 anos que o Portugal Fashion nasceu, em julho de 1995, por iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), com a finalidade de promover e incentivar a moda nacional.
Além dos habituais desfiles presentes no evento deste género, o programa inaugural ainda incluiu uma conferência, um desfile de vestuário infantil, momentos musicais e até uma homenagem ao criador internacional Franco Moschino.
A primeira edição deste evento aconteceu entre 27 e 29 de julho de 1995 e contou com nomes importantes e conhecidos mundialmente como Claudia Schiffer, Carla Bruni, Elle Macpherson, Linda Evangelista e Helena Christiansen e meios de comunicação como a Vogue, Elle, Hola, MTV e até CNN falaram deste evento. Por este evento ter tido tanta atenção mediática – especialmente graças ao facto que nesta década as modelos eram ainda mais especiais e valiosas que as estrelas de Hollywood – os criadores que se apresentaram no evento viram as suas roupas a serem faladas e apreciadas a nível nacional e internacional, a um nível nunca visto.
O valor do evento? Cerca de 100 mil contos, ou seja, 500 mil euros, de acordo com dados oficiais. E para quê gastar esse dinheiro todo? De acordo com Paulo Barros Vale, primeiro presidente da ANJE e mentor do Portugal Fashion “O setor têxtil era a principal indústria e o principal empregador do país, mas era notório que iria passar um mau bocado”. Por isso, coincidindo com o nono aniversário da ANJE, o empresário pensou num evento para melhorar a situação, “Queríamos chamar a atenção da imprensa internacional para a capacidade da indústria portuguesa e daqueles que começavam a criar, mostrar que éramos mais do que fábricas de feitio”.
Esta primeira edição teve como tema “Jovens à moda do Porto” e contou com o trabalho de vários estilistas, nomeadamente de Inês Calheiros, José António Tenente, José Carlos, Júlio Torcato, Luís Buchinho, Maria Gambina, Nuno Gama, Olga Rego, Paulina Figueiredo, Paulo Cássio e Paulo Matos.
De acordo com a estilista Olga Rego, o primeiro Portugal Fashion foi “mágico” graças à proporção do evento e pela maneira “como expressou a intenção de criar pontes entre o design e a indústria” já para não falar do poder mediático que atingiu.
Já a designer Anabela Baldaque diz que a sua primeira participação neste evento foi como uma noite ‘hollywoodesca”, dizendo que “Foi um projeto muito audaz, destemido, criativo. Juro que me custou acreditar quando li que as nossas peças iriam ser vestidas pela Claudia Schiffer e pela Elle Macpherson.”
Nuno Gama, um dos designers presentes no evento, tinha apenas 29 anos quando apresentou a sua coleção e descreveu a experiência como “maravilhosa”. O estilista desenhou um vestido branco, longo e acetinado, com renda de fio de pesca para Claudia Schiffer, e fez um vestido parecido, contudo em preto, para Elle Macpherson.
Ainda mais novo quando participou no evento – tinha 25 anos -, Luís Buchinho relembra que vestiu Carla Bruni e Helena Christensen com “roupas super minimalistas à imagem dos anos 1990” e, por isso mesmo, ficou surpreendido por elas serem “acessíveis” e sem tiques de “divas”. Contudo, por ser a primeira edição, nem tudo foi um mar de rosas, como se costuma dizer, e Luís Buchinho recorda que o pior desta primeira edição foram as “longas horas” do evento, que começou, como é comum, à tarde, no entanto prolongou-se até à madrugada do outro dia, o que acabou por ser cansativo.
Para além de todos estes estilistas, modelos e meios de comunicação que cobriram o Portugal Fashion, o evento contou com Pedro Abrunhosa e terminou com uma actuação de La Toya Jackson, irmã do falecido Michael Jackson. Paulo Barros Vale admite que o rei da pop foi a primeira escolha, “Queríamos trazer o Michael Jackson, mas percebemos que era muito caro. Depois, tentámos a outra irmã, a Janet. Também era muito cara.” Lá se decidiram por LaToya Jackson, que custou cerca de 2500 contos, o que hoje seriam mais de 12 mil euros.
Posto isto, torna-se claro que não demorou muito para o Portugal Fashion se tornar num dos eventos mais importantes da moda portuguesa, influenciando imensamente a evolução do design de moda nacional e a produção e comercialização deste setor, tanto para a importação como para a exportação.
Imagens: divulgação . . Portugal Fashion 50: assim foi a primeira edição
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.