Fábrica Tecidos Vilarinho, Fitecom, Lemar, LMA, Troficolor Denim Makers são as empresas lusas da comitiva FROM PORTUGAL, às quais se juntam ainda as portuguesas Adalberto e Paulo de Oliveira que marcarão presença nos dias 22 e 23 de Março em mais uma edição da The London Textile Fair, no The Business Design Center – Islington em Londres, Inglaterra.
Com treze participações já realizadas, a Troficolor Denim Makers volta a dizer “sim” à London Textile Fair por considerar “o Reino Unido, em especial Inglaterra, um mercado relevante com forte ligação a Portugal e onde estão sediadas várias e diversificadas marcas internacionalmente reconhecidas”. Quem o diz é Ana Maria Magalhães, export sales manager que, apesar desta edição da feira se realizar mais tarde do que o habitual, defende ainda que “a feira física é sempre mais desejável, permite mostrar o produto e a sua potencialidade, possibilita o toque nos tecidos que é tão importante para os clientes projetarem a sua criatividade”, remata.
No que toca à coleção a ser apresentada em Londres Ana Maria Magalhães destaca a gama de tecidos com responsabilidade ambiental, sendo que mais de 60% dos artigos da troficolor Denim Makers são já sustentáveis. Nota ainda para um novo e exclusivo conceito, o ECODENIM, que, explica a export sales manager, “se traduz em artigos denim ready to wear sem necessidade de processos adicionais após a peça confeccionada reduzindo significativamente o consumo de recursos hídricos e energéticos”.
Quem viaja já com boas perspetivas para Londres, graças aos contactos pré-estabelecidos com compradores britânicos, é a Adalberto para quem a última edição da feira superou as expectativas. “A última edição foi melhor do que o que esperávamos, a considerar o cenário ainda afetado pela Covid-19. Tivemos a oportunidade de conhecer novos clientes e já colhemos alguns resultados deste investimento”, conta Tâmara Martins. Apesar de lamentar o adiamento da London Textile Fair de Janeiro para Março, a Adalberto acredita “ainda assim encontrar novas oportunidades de negócio e fortalecer a presença no mercado britânico”, sobretudo graças à coleção de desenhos para o Verão 2023 e às matérias-primas e acabamentos focados na sustentabilidade.
Uma experiência algo idêntico, com muitas reuniões já marcadas, está a Lemar que participa na London Textile Fair consecutivamente há mais de uma década. “Este evento é maioritariamente visitado por clientes do Reino Unido e o mercado inglês é tradicionalmente muito forte para a Lemar”, revela Flávio Dias, do export departament da empresa portuguesa.
“Esperamos reencontrar velhos amigos e promover novos contatos. O mercado ajusta-se naturalmente e somos parte ativa da nova realidade”, acrescenta ainda o responsável do export departament da Lemar que, à semelhança das últimas edições, mantem o foco no alargamento das gamas de tecidos produzidos de raiz com fibras sustentáveis ou recicladas e sempre certificadas.
A viajar para Londres para desvendar todo um novo conceito relacionado com as fibras naturais, a LMA espera “sobretudo rever clientes, consolidação no mercado, crescimento do volume de negócios e reposicionamento em segmento de valor acrescentado”, avança Bárbara Lopes. “O mercado inglês sempre foi um mercado com o qual trabalhamos e em boa verdade, possuímos muitos clientes em Inglaterra, que infelizmente devido à pandemia e às variadas restrições que existiram nestes últimos dois anos, não nos permitiram visitá-los e consolidar a nossa relação comercial. A participação na London Textile Fair é uma ótima oportunidade para o fazer”, acrescenta ainda.
Quanto às novidades que estarão presentes no stand da LMA, sem querer desvendar pormenores, Bárbara Lopes diz apenas quer aguçar a “curiosidade” com “um pouco do que será a nossa tendência: as fibras naturais! A New Fashion Concept”, conta.
A participação das empresas portuguesas PME na LONDON TEXTILE FAIR é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.