Influencers: quem são e o que fazem?

Influencers: quem são e o que fazem?

Nós dizemos-te o que significa ser influencer e a importância que eles têm hoje para as marcas.

Se tomarmos a definição mais teórica e de mercado, a palavra influencer é definida como “um terceiro que dá significado à decisão de compra do cliente sem que ele se aperceba”. Mas graças à tecnologia e ao fenómeno das redes sociais hoje os influencer são as novas crianças mimadas do marketing.

Os influencers não são teus amigos, nem os conheces pessoalmente. Não são jornalistas, nem actrizes, nem celebridades, mas tu acompanha-los e identificas-te com as suas publicações. São pessoas apaixonadas por diferentes tópicos, que escolhem compartilhar nas redes a sua visão particular do que os apaixona, e que os torna especialistas, capazes de definir tendências e gerar mudanças nos hábitos de consumo. Algo como líderes de opinião, como um jornalista de prestígio ou um político, mas não a um nível massivo ou generalizado.

Influencers: quem são e o que fazem?

O influencer tem o dom mais precioso na era da informação, filtrar o que vale a pena conhecer e que não. É capaz de passar curiosidade, entusiasmo e orientar as tendências de consumo. E o mais interessante é que eles surgem naturalmente dos seus interesses pessoais, sem a intenção de o fazer.

Porque procuram hoje as marcas influencers? Influencers: quem são e o que fazem?

Hoje é muito comum que pesquisemos algo que queremos comprar para saber informações, opiniões de outros usuários, recomendações, etc. Essa busca prévia que fazemos na internet seguramente determina muito mais a nossa decisão de comprar o que uma marca diz sobre si mesma nos seus próprios sites ou na sua publicidade.

Influencers: quem são e o que fazem?

Isto levou a modificar as estratégias de marketing e publicidade das marcas, dentro dessas mudanças aparecem os influencers. Hoje as marcas estão dispostos não só a dar-lhes os seus produtos e convidá-los para apresentações, viagens e estadias em lugares mais incomuns do mundo para ganhar a sua aprovação, mas também contratá-los como embaixadores ou serem patrocinadores dos seus empreendimentos digitais e pagar honorários à altura de figuras do espectáculo.

O seu sucesso deve-se ao facto dos usuários acreditarem mais nos seus pares do que nas marcas. Embora nem todos os influencers se encaixem com a nossa marca ou a nossa estratégia de marketing.

Abaixo, uma entrevista que a influencer Mariana Silva, autora do blog www.the-mjournal.com, cedeu em exclusivo ao Tendências Online Portugal.

Imagens: divulgação Influencers: quem são e o que fazem? Influencers: quem são e o que fazem? 




Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será divulgado.

Pode utilizar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.