Inovar com moda sim, mas não com piadas

Inovar com moda sim, mas não com piadas

Há estilistas que vão um pouco mais além, mas quem não iria se tivesse criatividade em abundância, e um meio como costura para a expressar através de desenhos. E depois há os que ultrapassam a criatividade e passam à “barbaridade”.

Falo de “barbaridades” de pano, como as podemos ver em Viktor e Rolf, aquelas camisas com o colarinho na manga e a manga no pescoço, aquela americana com centenas de retalhos que parecem a cabeça de quem estava a desenhar a saída das páginas de um livro aberto, essas saias de tule cortadas de tão perfeitamente que poderíamos ver buracos como se de um queijo suíço estivéssemos a falar. Ou até aqueles vestidos assimétricos que, uma vez estendidos, formavam obras de arte (com moldura e tudo).

E bárbara é também a mão do Rei Kawakubo. As suas loucuras feitas vestidos, com aquelas larguras em que perdes completamente a forma da pessoa por baixo, estas mangas bufantes que parecem inchadas com hélio, ou o vestido que Rihanna levou à Gala dos Met composto inteiramente de círculos de pano.

Assimetrias, desconstruções, inacabadas ou criar um novo conceito numa peça de roupa com a qual estamos todos familiarizados são técnicas que tornam estes designers expoentes da moda avant garde, essa que que moderna e experimental está à frente de qualquer influencer.

Mas Balenciaga? A ousadia de Balenciaga é como aquele restaurante alemão com duas estrelas Michelin em que serviram a sobremesa num prato de sopa.

Inovar com moda sim, mas não com piadas

Coser com dois pontos uma camisa a uma camisa de manga curta e vendê-la por quase mil euros… Bem, é algo que ao director criativo da marca lhe saiu pela culatra. O tiro de Gvasalia Demna foi tão ambicioso que, no final, e sem querer, foi atingido à queima roupa com este desenho. Inovar com moda sim, mas não com piadas

Querer inovar é bom, e é algo que numa indústria com mais de cem anos agradecemos.

Vacilar não, pelo contrário. Inovar com moda sim, mas não com piadas

Joana Cardoso

Imagens: Balenciaga Inovar com moda sim, mas não com piadas Inovar com moda sim, mas não com piadas .



Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados

Tendências Online Portugal Shopping Online Ignorar

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.