Jake Maddock é australiano e o seu nome pode ser desconhecido para ti. Ele autodenomina-se um treinador de relacionamento de “amor duro”, o que poderia ser um coach para casais. E os seus pontos de vista tendem a gerar controvérsia com declarações como “as mulheres precisam de abraçar a sua energia feminina e seguir o exemplo de um homem, enquanto os homens precisam entrar no masculino e assumir o controle do relacionamento”.
Noutra das suas intervenções, ele disse que “os casais não devem ir de férias sozinhos com os amigos depois de casados”, apesar da ciência ter mostrado os muitos benefícios de viajar com amigos.
Cada vez que abre a boca, o pão cresce, e a sua última intervenção é mais um exemplo, porque já revelou com que frequência os casais devem ter relações sexuais. Segundo ele mesmo, as suas estatísticas são respaldadas pela ciência, embora tenha interpretado os resultados de maneira um tanto peculiar.
Quanto sexo deve um casal fazer por semana?
O coach fala num vídeo do TikTok que o melhor é fazer sexo com o parceiro duas ou três vezes por semana. Um número que não é baixo, especialmente considerando que a geração do milénio faz sexo, em média, 75 vezes por ano. De acordo com um estudo do Archives of Sexual Behavior, os casais casados fazem sexo em média 51 vezes por ano. Um ano padrão tem 52 semanas e 1 dia, excepto no ano bissexto, o que nos dá um número de 156 relações sexuais por ano, se seguirmos o conselho de Maddock. Cem a mais do que o normal.
@coachjakemaddock It’s good for your physical and mental health #jakemaddock ♬ original sound – Jake Maddock
@coachjakemaddock It’s good for your physical and mental health #jakemaddock ♬ original sound – Jake Maddock
O polémico coach esclarece que é necessário que sejam tantos porque o sexo traz “benefícios para a saúde mental e física” e influencia na “regulação hormonal”. Sexo, com ou sem amor, obviamente traz benefícios a nível físico. Reduz o stress, aumenta a autoestima, melhora a saúde cardiovascular, aumenta as endorfinas… Mas segundo estudos também dificulta a masturbação.
Maddock afirma que “é muito bom para as mulheres terem um orgasmo três vezes por semana. É bom para a saúde mental, física e para o corpo.” E é verdade que ter orgasmos tem benefícios, mas para ter orgasmos não precisamos de parceiro, senão não haveria tantos brinquedos sexuais na mesinha de cabeceira.

Ele acrescenta que “as pessoas em relacionamentos de longo prazo parecem ficar preguiçosas e dizer ‘uma vez por semana está bom’, ‘uma vez por mês está bom’. Elas ficam cada vez mais preguiçosas e acabam por se separar”. Ele diz que as suas afirmações são respaldadas por estudos, que não aparecem em nenhum lugar do seu vídeo, e é muito categórico com o número, apesar da ciência não ter provado que o número mágico de que Maddock fala existe, ele só menciona a estatística de vezes que se pratica sexo.
Mas outros psicólogos não o têm tão claro quanto ele e começam por se interrogar “quem decide qual é a quantidade de sexo normal e aceitável e em que nos baseamos para definir essa escala. A única coisa realmente importante é que a vida sexual que as pessoas têm – seja mais ou menos activa do que a média – satisfaça a ambos, se sintam confortáveis e seja a certa para ambos”.