Lábios vermelhos: verdadeiro íman de atracção

Lábios vermelhos: verdadeiro íman de atracção

Lábios vermelhos: verdadeiro íman de atracção

O lábio vermelho, símbolo icónico da mulher presente nas grandes passarelas e tapetes vermelhos, sempre procurou seduzir e chamar a atenção. A mulher revelava-se ousada e sem limites, sensual e livre, sinónimo de liberdade e descontracção absoluta. O vermelho transmite paixão e atitude, além de deixar os lábios mais sexy.

Um estudo feito pela Universidade de Manchester, Inglaterra, mostra que na realidade o batom vermelho funciona num homem como um íman. Usando um software de rastreamento ocular, cientistas provaram que o homem gasta em média mais de metade dos primeiros 10 segundos após encontrar uma mulher a olhar para os seus lábios.

Lábio vermelho na passadeira vermelha: perfeita combinação
Lábio vermelho na passadeira vermelha: perfeita combinação

Durante séculos as mulheres pintaram os lábios de vermelho para realçar a sua posição,” disse Geoff Beattie investigador da universidade ao jornal britânico Daily Mail. “A nossa pesquisa no entanto sugere que os lábios vermelhos e a atracção estão inextricavelmente ligados”.

Mas a escolha do vermelho certo para a forma dos lábios e tom de pele pode ser complicado, principalmente quando se procura combinar com uma determinada peça de roupa ou ainda determinada maquilhagem.

Marilyn Monroe símbolo sexual e ousadia
Marilyn Monroe símbolo sexual e ousadia

“O meu lema é ir vermelho ou ir para casa”, diz o maquilhador Dior Ricky Wilson, que pintou os lábios escarlates de Natalie Portman com Dior Rouge Favori para a sua apresentação no tapete vermelho do novo “Black Swan”, em Nova York.

Com tantos tons disponíveis, o vermelho pode tornar-se fabuloso mas ao mesmo tempo terrível na vida real. “A maneira mais fácil de encontrar o vermelho correcto é acentuá-lo no antebraço, o que vai dar o tom certo. Algo que não concordo é testar a cor noutra parte porque terá sempre uma cor oposta”, diz Wilson.

Antebraço: o local ideal para testar a cor
Antebraço: o local ideal para testar a cor

“O azul vai parecer rosa na pele enquanto a base laranja ficará cor de tijolo”, continua. “Mas o factor mais importante para obter a cor final é o factor confiança.Há um vermelho para todos. Uma mulher tem que ter a certeza de que quer usar o batom.”

Um vermelho para cada rosto

Independentemente do tom de pele existe sempre um vermelho que fica bem em qualquer boca: o vermelho mais fechado, não tão alaranjado, dificilmente fica mal numa mulher. As que não querem ficar fora da moda, mas ao mesmo tempo têm receio de exagerar na cor do batom, podem apostar no gloss avermelhado, que é indicado também para pessoas com lábios finos.

Lábios vermelhos: verdadeiro íman de atracção
Um vermelho para cada tipo de pele
Pele morena

Quando o tom da pele é moreno e os cabelos são escuros, a mulher quer algo para iluminar a pele mas não centrar todas as atenções nos seus lábios. Ela procura manter um ar neutro particularmente durante o dia. Um vermelho verdadeiro de forma a obter algo que é um pouco mais rico e lisonjeiro com a coloração, pois caso contrário perde totalmente a essência da cor do batom.

Pele Clara

Encontrar uma cor apropriada para a pele clara pode ser um desafio. Basta perguntar a qualquer mulher que a resposta surge quase de imediato.

A pele pálida com o cabelo claro torna difícil encontrar um vermelho que não “grite” no tom de alabastro. Uma sombra azul clássico irá iluminar a tez sem parecer exagero, e para as mulheres com cabelos escuros e pele clara – que querem evitar a aparência de uma pinup Kat Von D – devem afastar-se dos vermelhos escuros.

A mulher deve ainda contornar os lábios com um lápis no lado mais fino. Definindo os lábios podem fazê-los parecer menores, como uma estrela do cinema mudo.

Loira

A cor vermelha é a cor de eleição para uma mulher loira. Wilson diz que as loiras podem ter um aspecto bastante mais divertido com um batom, e recomenda um brilhante, anti-reflexo azul-base e vermelho-vermelho.

No entanto as loiras devem evitar as cores metálicas uma vez que perdem qualquer contraste.

Africano

Segundo Wilson o truque é usar um vermelho com azul-base e que realmente vai contrastar com a pele. “Se alguma coisa está muito clara vai parecer que a mulher está a brincar com lápis de cera”, diz Wilson enquanto admite que na pele mais escura pode ficar bem uma cor laranja.

No entanto, para a maioria, remete uma tonalidade azul-base.”Para a generalidade eu utilizaria um vermelho romã, porque ele é um tom muito mais rico”. Para ter lábios mais cheios, o especialista das cores diz que melhor é usar um lápis de cor mogno nos lábios para dar base e forma uma vez que cria dimensão e ajuda a realçar o vermelho.

Imagens: divulgação Lábios vermelhos: verdadeiro íman de atracção . .
Sem comentários ainda

Comentários estão encerrados