Ao preparares-te para uma viagem, já te sentiste desconfortável? Podes estar a questionar-te se estás ansiosa ou animada.
Se os teus pensamentos sobre uma próxima viagem estão focados em muitos “e se” que soam negativos, então é muito provável que estejas ansiosa.
As pessoas ficam ansiosas em relação às viagens por vários motivos. Em alguns casos, podem preocupar-se em levar as roupas “certas” ou esquecer-se de algo que vão precisar na viagem.
Os amigos ficam muitas vezes felizes por partilhar as suas histórias sobre estes contratempos. Por exemplo, um dos meus colegas chegou a uma conferência e levava apenas sapatos, roupa interior e apostilas para uma apresentação. Escusado será dizer que foi às compras assim que percebeu que tinha muito pouco para desfazer as malas.
Existem também outras preocupações, como a possibilidade de ficar enjoado ou claustrofóbico. A ansiedade antecipatória também pode ser causada por notícias recentes sobre um acidente de avião ou descarrilamento de comboio, ou até mesmo o mau tempo que afeta as viagens.
Independentemente do método de viagem, as pessoas podem ficar ansiosas ao embarcar numa viagem. Algumas pessoas aceitam viagens de avião, mas a ideia de uma longa viagem é assustadora. Outros temem ficar presos no meio do oceano se forem fazer um cruzeiro.
E para outros, tudo o que signifique que estarão longe do conforto de casa é motivo de ansiedade. Deixar familiares em casa, principalmente pais que abandonam um filho pela primeira vez, preocupações com adolescentes indisciplinados ou até mesmo deixar um animal de estimação em casa, podem desencadear estes sentimentos de desconforto.
Quais são alguns sintomas de ansiedade pré-viagem?
Para algumas pessoas, os dias anteriores à viagem podem ser um momento em que o sono se torna difícil. Pode ser mais difícil dormir, especialmente se estiver deitado na cama preocupado com a próxima viagem.
Outros sintomas físicos podem incluir dores de estômago, tensão muscular ou dores de cabeça. Algumas pessoas ansiosas perderão o apetite, enquanto outras ficarão stressadas ao comer.
Um dos sinais mais visíveis de ansiedade é alguém andar de um lado para o outro ou, se estiver sentado, bater o pé ou mexer-se. Se já se sentou em frente a alguém num avião que bate constantemente com o pé nas costas do seu assento, encontrou alguém que está ansioso.
Se um viajante parecer desnecessariamente mal-humorado com as pessoas, a sua ansiedade pode ser expressa como irritabilidade. Outros podem pedir garantias de forma excessiva (por exemplo, perguntando se as coisas estão a funcionar a horas, onde se encontra algo ou perguntando repetidamente se conseguem chegar a um portão a tempo para uma ligação).
Outros podem planear com detalhes infinitos. Por exemplo, podem começar a fazer as malas duas semanas antes da viagem ou começar a fazer listas do que será necessário com meses de antecedência.
Quais são as 5 dicas para ajudar a aliviar a ansiedade pré-viagem?
Se ficares ansiosa quando te preparas para uma viagem, estas dicas podem ajudar-te a aliviar os teus sentimentos de pavor:
Tenta descobrir o que há nas viagens que te deixa ansiosa. O que estás a dizer para ti mesma? Consegues identificar os teus “E se?” Quando conseguires perceber do que tens medo, pergunta-te se o medo é realista. Mesmo que o teu pior cenário seja algo catastrófico, será que a probabilidade muito pequena da tua ocorrência supera a gravidade?
Se já viajaste antes, qual foi a tua experiência? Alguma das coisas com que te estás a preocupar aconteceram? Se sim, como o conseguiste? Há uma boa hipótese de não estares a dar crédito a ti própria por seres uma solucionadora de problemas eficaz e resiliente.
O planeamento excessivo, a elaboração de listas ou outras estratégias estão realmente a ajudar? Cada um tem a sua forma de se preparar para viajar. Fazer com que os outros se adaptem ao teu caminho pode causar discussões com os teus companheiros de viagem e mais stress.
Tens estratégias para te ajudar a relaxar? A respiração lenta e ritmada é uma estratégia que muitas pessoas consideram eficaz. Experimenta uma aplicação para o teu smartphone, que te ajudam a restaurares o teu equilíbrio calmo.
Não ignores as atividades de autocuidado. Só porque podes pensar que estás com falta de tempo na semana anterior à viagem, reserva tempo para fazer exercício. A atividade física é uma ótima forma de controlar o stress. Mima-te. Um corte de cabelo ou uma manicura podem ser uma parte importante da preparação pré-viagem para te ajudar a aliviar o stress.
Quando deves procurar ajuda de um profissional de saúde mental para este tipo de ansiedade?
Se achas que gostas da ideia de viajar, mas esta está a tornar-se tão desafiante que está a evitar férias ou viagens de trabalho, então a perspetiva de viajar está a interferir com a tua qualidade de vida.
Reserva tempo suficiente para trabalhar com um profissional de saúde mental antes da tua próxima viagem, especialmente se não estiveres interessada em medicamentos para te ajudar a superar o medo.
Como é que um especialista em saúde mental te pode ajudar?
Um psicólogo/psiquiatra pode ser útil se quiseres medicamentos para te ajudar a aliviar a tua ansiedade. Muitos passageiros medrosos optarão por medicamentos, especialmente se não precisarem de voar com muita frequência. Dependendo do que o psiquiatra prescreva, vais querer ter a certeza de que obténs bons resultados com a medicação e que esta não causa efeitos secundários desagradáveis.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem um forte historial no tratamento eficaz da ansiedade. Este tipo de psicoterapia centra-se na forma como podes desafiar estes pensamentos do tipo “E se”, bem como ajudar-te a superar a evitação que pode ocorrer como resultado do medo.
Algumas viagens provocam mais ansiedade do que outras?
O que provoca ansiedade difere de pessoa para pessoa. Definitivamente, este não é um fenómeno “tamanho único”. Pode ser útil separar se tens medo do ato de viajar ou do destino.
Algumas pessoas podem aceitar viagens curtas e não internacionais, ou vice-versa. Viajar para um local de férias com tudo incluído pode ser idílico para alguns, e ficares “presa” num local ou num cruzeiro pode ser avassalador para outros. É importante identificares da melhor forma possível do que se trata o teu medo.
Muitas pessoas podem ficar apreensivas com a viagem, principalmente se esta for uma experiência nova. Quanto mais viajares, mais saberás o que esperar.
Esperançosamente, alguns aspetos da viagem tornar-se-ão rotineiras, como passar por verificações de segurança, e o que pode ser uma ansiedade inicial transformar-se-á em excitação. Lembra-te apenas que não é incomum sentir ansiedade antecipatória com novas situações.
Quanto mais ganhares experiência, maior se tornará a tua autoconfiança. Se este não for o caso, os tratamentos acima mencionados são muito eficazes para ajudar as pessoas a ultrapassar os seus medos relacionados com as viagens.