Na medicina tradicional chinesa, a acupuntura é projetada para restaurar o fluxo natural da energia da força vital, ou qi. Esta técnica de 3.000 anos pica a pele com agulhas em pontos estratégicos por todo o corpo para aliviar qualquer tensão causada pela interrupção ou bloqueio do qi. As razões para isso variam de condições relacionadas à saúde mental a física.
Embora muitos estejam familiarizados com a acupuntura corporal, a auriculoterapia é um tipo específico de acupuntura que atinge as partes externas do ouvido. Considerado um microcosmo do corpo de acordo com a medicina chinesa, os ouvidos consistem em mais de 200 pontos de acupressão que podem ajudar no equilíbrio da mente e do corpo. Um estudo descobriu que a auriculoterapia é capaz de atingir uma infinidade de condições, como enxaquecas, dor crónica, ansiedade, inflamação e bem-estar geral.
Aqui, vamos-te dizer tudo o que precisas saber sobre piercings nas orelhas e as suas propriedades medicinais.
1. Daith
Ver esta publicação no Instagram
Localizado na dobra mais interna da orelha, acredita-se que o piercing daith alivie os sintomas de enxaquecas recorrentes. Num estudo de caso, um participante de 57 anos que sofria de enxaqueca crônica procurou fazer um piercing no daith para aliviar a sua dor. Depois de algumas semanas, o participante notou uma grande redução no número de enxaquecas que estava a ter diariamente.
Embora isso possa ser uma solução viável (e mais económica) para o tratamento de enxaquecas, é melhor ser realista com os resultados, pois os pesquisadores afirmam que não há evidências suficientes para concluir que os piercings daith são uma cura para as enxaquecas.
2. Concha
Ver esta publicação no Instagram
Com o nome da forma espiral da orelha (a concha), os piercings de concha estão associados ao auxílio no relaxamento muscular e no combate à dor crónica.
3. Hélice
Ver esta publicação no Instagram
A hélice, um dos piercings de cartilagem mais populares, está localizada na borda mais externa das orelhas. Se estimulada ou perfurada, diz-se que esta área proporciona alívio da alergia e reprime os sintomas de congestão ou dor de garganta.
4. Hélice dianteira
Ver esta publicação no Instagram
A hélice dianteira está bem na frente da orelha, mais próxima da cabeça. Este ponto de acupressão específico pode ajudar na tensão muscular e estimular a circulação sanguínea. Ao estimular o aumento do fluxo sanguíneo, este piercing também pode ajudar na prevenção de rugas.
5. Tragus
Ver esta publicação no Instagram
Semelhante aos piercings daith, os piercings direcionados ao tragus podem ajudar a reduzir a frequência das enxaquecas, juntamente com as suas qualidades anti-ansiedade e supressoras do apetite. O tragus está localizado na pequena aba de cartilagem na frente do canal auditivo e a estimulação dessa área tem como alvo o nervo vago, que se estende da base do cérebro ao resto do corpo.
6. Rook
Ver esta publicação no Instagram
Localizado num local incomum, um piercing rook visa o ponto de pressão que se destina principalmente a reduzir as enxaquecas, além de ajudar no alívio do stress.
Não sentes vontade de te comprometeres com piercings? Experimenta a semeadura da orelha.
Ver esta publicação no Instagram
A semeadura da orelha é uma forma de auriculoterapia sem agulha e não invasiva. Pequenas “contas” que se assemelham a brincos de joias são colocadas na superfície da tua orelha com adesivos, estimulando pontos de pressão que estão conectados por todo o corpo. Além de equilibrar o fluxo de energia do corpo, as sementes da orelha ajudam a equilibrar os hormônios e a regular o sistema nervoso.