A aromaterapia é uma terapia de natureza holística, que procura o equilíbrio físico mental e emocional através dos óleos essenciais.
Traduzindo a letra, aromaterapia significa “tratamentos através de odores agradáveis”.
Esta prática terapêutica, onde se utiliza as propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal, ajuda nos cuidados de pele e cabelos, na cura de algumas doenças, e a relaxar o corpo e a mente.
Alguns óleos essenciais são muito conhecidos por suas propriedades medicinais, por ex: o óleo de cravo-da-Índia é um analgésico muito poderoso, bastante utilizado na área dentária; o de lavanda e o de maleleuca servem como antisséptico.
No que diz respeito à cosmética, eles servem para perfumar produtos como champôs, sabonetes, cremes entre outros, e também estão presentes em dose moderada em produtos de cuidados. Os óleos essenciais estão em todos os lugares, até mesmo em detergentes e produtos de limpeza, que recorrem às suas virtudes aromáticas e suavizantes.
Existem inúmeras formas de aplicação nas quais os óleos essenciais podem ser utilizados, e a forma mais adequada será sempre de acordo com cada situação.
Alguns usos comuns:
-
Massagem Aromática:
As massagens com óleos essenciais usa-se quando se pretende redução do stress, relaxamento muscular, estímulo à circulação, tratamentos depurativos e analgesia local.
-
Difusão
A difusão consiste na vaporização do óleo essencial no ambiente onde a pessoa está, é um excelente complemento ao tratamento fitoterápico.
-
Inalação direta
É indicada, principalmente, para os casos de infeções das vias respiratórias e da pele, e para uma rápida alteração do estado emocional.
Pode ser usada através do uso do banho de vapor facial ou através da inalação a seco.
-
Escalda-Pés
Escalda-pés são especialmente recomendados nos casos de insónia, congestão, dores de cabeça, menorreia, gripes e resfriados, entre outros.
-
Compressa Aromática
As compressas são indicadas para uma determinada região específica do corpo, e podem ser feitas frias ou quentes, em função do tratamento;
As frias são indicadas para os casos de contusões, inchaços, dor de cabeça, febres, etc.
As quentes são recomendadas para a maturação de obsessos, cólicas, dores de ouvido, dores reumáticas e musculares, entre outros.
-
Uso Cosmético
Cosméticos orgânicos e naturais utilizam óleos essenciais em suas composições. São os óleos que proporcionam um aroma natural, além de ajudar com suas propriedades terapêuticas.