A diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos
Não se entende um estilo de vida saudável sem desportos, e praticar alguma atividade física diariamente por pelo menos uma hora garante uma série de benefícios para o nosso corpo que são difíceis de alcançar com qualquer outro estímulo. Conheces as diferenças entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?
O desporto é, sem dúvida, um complemento de uma boa alimentação e de hábitos de sono corretos.
Não é a mesma coisa praticar desportos para praticar uma disciplina e treinar a nossa respiração, resistência ou força, do que perder peso, por isso é interessante que descubras quais são os benefícios de cada tipo de exercício.
Deves saber desde o início que os melhores resultados são obtidos combinando os dois tipos de desportos. Sabendo isso, agora podes-te focar na utilidade de cada um, pois embora sejam semelhantes, existem múltiplas diferenças entre eles que devemos levar em consideração!
Exercícios anaeróbicos
Para os diferenciar, devemos estabelecer que o exercício anaeróbico consiste em atividades de alta intensidade como levantamento de pesos, sprints curtos, abdominais ou qualquer exercício que requeira muito esforço por um curto período de tempo.
Assim, neste primeiro grupo de atividades que designamos como anaeróbicas, cujos benefícios são o desenvolvimento da massa muscular, o controlo do peso e do excesso de gordura, e a melhoria do estado cardiorrespiratório, do aparelho circulatório e da capacidade de combate à fadiga, Encontramos práticas como ginástica artística, arremesso de bola medicinal, saltar à corda ou o levantamento de peso.
Ressalte-se que todos os exercícios não são recomendados para gestantes e estão vinculados de forma imprescindível ao aquecimento.
Exercícios aeróbicos
Já os exercícios aeróbios baseiam-se no desenvolvimento de atividades de menor intensidade em relação aos anaeróbios, mas por períodos mais longos de tempo a fim de alcançar maior resistência.
No segundo grupo, se falamos de atividades aeróbicas, devemos incluir exercícios como dança, ciclismo, natação, patinação, caminhada e corrida moderada, tênis, e, claro, aeróbica.
Relacionamento com diabetes
De acordo com os médicos especialistas, os benefícios dos exercícios relacionados à queima de calorias são proporcionais ao tempo gasto em atividade física. Ou seja, quanto mais exercício aeróbio for realizado, mais benefícios ele terá, embora a intensidade e a duração devam ser sempre adaptadas às condições físicas e de saúde de cada pessoa.
O exercício aeróbico contínuo também estimula as fibras musculares, que continuam a consumir glicose até 24 horas após a conclusão da atividade física.
Que benefícios oferece?
A nível geral, os benefícios desses desportos são melhoria do humor, aumento dos níveis de absorção de cálcio e capacidade de resistência e diminuição da tensão arterial e dos níveis de colesterol.
Especificamente, e de acordo com os especialistas, a atividade aeróbica pode ajudar a manter o excesso de peso sob controle, aumentar a resistência, condicionamento físico e força, proteger contra doenças virais, reduzir riscos à saúde, controlar doenças crônicas, fortalecer o coração, melhorar o humor ou permanecer ativa e independente conforme envelhece.
Passos para começar com as rotinas
O mais importante antes de iniciar uma rotina de exercícios aeróbicos, é ter uma garrafa de água pronta para nos hidratar antes, durante e depois e devemos completar qualquer um desses exercícios com uma sessão de alongamento musculares para evitar possíveis desconfortos.
O truque é conseguir combinar os dois tipos de exercícios, aliás é correto poder estabelecer um calendário para que durante a semana tenhamos disciplinas que pertençam aos dois tipos de exercícios.