A psicologia por trás do porquê quereres franjas agora
Pergunta a qualquer cabeleireiro, de norte a sul do país, qual a maior tendência de corte de cabelo nascida neste ano de pandemia, e é provável que eles respondam com o aumento da franja cortina.
Os cabeleireiros dizem que não é apenas a variedade longa e central que está a ganhar força: as franjas em geral estão mais na moda do que nunca, e os especialistas citam alguns factores diferentes que contribuem para o aumento, mas todos são unânimes ao mencionar que grande parte do raciocínio é, na verdade, psicológico.
De uma perspectiva holística, o cabelo é uma ferramenta que pode espelhar as mudanças sociais, e talvez por isso a franja se está a tornar numa tendência nesta (esperamos) era pós-COVID. Neste momento, as pessoas estão a começar a ver muitas mudanças na sociedade. Para ver, precisamos dos nossos olhos, e uma franja acentua-os.
Além da relação com os olhos, uma franja também pode servir como uma representação física da mudança que não envolve cortar todo o cabelo.
Estamos todas neste período de mudança, olhamos para dentro e pensamos: quem sou eu agora? Então a franja faz sentido porque é uma das reformas mais fáceis que muda o teu cabelo e a tua energia: podes manter o cabelo comprido ou curto, mas uma pequena madeixa dá-te automaticamente o gostinho de uma nova eu.
Enquanto a franja já foi uma proposição alarmante – um símbolo universal de um acontecimento dramático ou até triste na vida, como uma separação – agora está a receber uma reformulação, com profissionais a mostrar como podem elevar o teu corte de cabelo de verão.
Estamos a mudar a conotação e a conversa. Os profissionais estão a mostrar muitas franjas estando a ser mais aceites do que nunca. Quando se começa a ver boas franjas no mundo, começa-se a considerar isso por si mesmo. De resto sabemos que nos queremos livrar de quaisquer memórias de bad bang e transformá-las em felizes.
Além disso, os profissionais dizem ainda que não há candidata perfeita para uma franja, porque a experiência dia que, todas as variações ficam bem em todas – é apenas uma questão de encontrar o estilo certo para cada uma.
A franja é realmente apenas uma ferramenta para destacar o rosto. Os cabeleireiros devem perguntar às suas clientes que partes do rosto querem destacar. Se o cabeleireiro adicionar outra camada de cabelo à altura dos olhos, por exemplo, estará a acentuar os olhos. Podes destacar a maçã do rosto ou a sobrancelha; é tudo uma questão de personalização e sobre o que queres que o teu cabelo emoldure.
Se estás a pensar numa franja, aconselhamos que comeces com uma franja de cortina macia – mas não te surpreendas se a quiseres tornar mais pesada ao longo do tempo.
As franjas da cortina são fáceis de manter e têm um comprometimento muito baixo. Profissionais mencionam que por vezes dão a uma cliente uma abertura de cortina e passado uma semana regressa e diz querer mais – e isso sempre os deixa mais animados. Isso mostra que as pessoas estão prontas para serem vistas; estão prontos para se expressarem novamente.