Acaba com as alergias antes que elas acabem contigo
Com o início do outono (e primavera), muitas pessoas, especialmente as crianças e os idosos, são acometidas por alergias respiratórias. Tosse, espirros, comichão nos olhos, na garganta e até mesmo na pele são sintomas comuns de crises alérgicas.
As alergias são causadas por diversos factores: poeira doméstica, fungos, pelos de animais, fumo e odores muito fortes, como os de alguns perfumes. Desta forma, as alergias apresentam-se comumente como rinite ou asma brônquica.
Um aumento na incidência das alergias respiratórias está a ser visivelmente notado, principalmente nas cidades, se comparados com o campo. Como as pessoas vivem em ambientes literalmente esterilizados, comem alimentos pasteurizados, acabam por ser menos expostas a vírus e bactérias, o que faz com que o seu sistema imunológico seja menos estimulado, ficando mais susceptível a ter reacções contra substâncias encontradas no pó e no mofo.
Basicamente, a alergia é uma reação causada pela presença no organismo de uma substância que geralmente é inofensiva. Algumas alergias causam sintomas respiratórios, mas existem outras que causam dor de cabeça, fadiga, febre, disenteria e vómitos.
Uma forma da alergia se manifestar é através da rinite alérgica. A rinite é um processo de irritação das vias nasais, que se caracteriza por espirros, produção de mucosidade excessiva, comichão no céu da boca e ainda congestão nasal.
Outra forma da alergia se manifestar é através da asma ou bronquite. Esta forma de reacção causa obstrução nasal e dificulta a passagem do ar pelas vias respiratórias.
Para evitar problemas com alergias existem certos cuidados que todas as pessoa que têm alergias respiratórias devem estar atentas:
1- Manter o ambiente sempre livre de pó. Na falta de um aspirador, usar um pano húmido para realizar a limpeza.
2 – Preferir pisos lisos, pois estes acumulam pouca poeira. Tentar evitar ao máximo cortinas e poeiras.
3 – Dar preferência a travesseiros de espuma aos de penas. Edredons em lugar de mantas ou cobertores de lã. Se possível, usar colchas e cobertores antialérgicos.
4 – Em caso de necessidade, colocar um revestimento plástico nas almofadas e travesseiros.
5 – Trocar os lençóis de cama pelo menos uma vez por semana.
6 – Evitar sair de ambientes quentes e ir para lugares muito frios, e vice-versa.
7 – Evitar abusar de talcos, perfumes e o contacto muito próximo de objectos de peluche, animais com pelo muito grande e contacto com penas.
8 – Evitar ambientes com cheiros de tinta, cola ou materiais de limpeza.
9 – Deixar o sol entrar em casa e no ambiente de trabalho.
10 – Consumir frutas ricas em vitamina C, tais como laranja, limão, melão e kiwi, entre outras, além de verduras como couve, alface e agrião.
11- Beber sempre bastantes líquidos.
Seguindo estas sugestões com certeza todos evitaremos e diminuiremos muito as consequências da alergia e as suas crises.