Acalmar a ansiedade (de acordo com especialistas)
Ansiedade é um sentimento que frequentemente alerta o cérebro. Deixa que te expliquemos como lidar com ela em situações de stress constante e como o minimizar
A ansiedade é um mecanismo de defesa contra situações que o teu corpo considera ameaçadoras. Ao cair nesse estado, a sua capacidade de antecipação e resposta melhora, pois a função deles é mantê-lo alerta e pronto para se defender contra riscos externos: esse é o objectivo principal de nossa evolução como seres humanos. No entanto, quando esse estado é constantemente activado, pode-se converter num obstáculo para cumprir as suas tarefas diárias, relacionar-se adequadamente com os outros e até mesmo ter um bom humor. Devido ao exposto, é importante detectar quando esta condição está fora de controle.
Lembra-te que, quando estiveres em dúvida e lidares com esse sentimento constantemente, é melhor entrar em contacto com um especialista para te ajudar a superar a situação antes que ela piore. No entanto, quando é algo vivido sob certos cenários e circunstâncias, é relativamente fácil mantê-lo sob controle.
Especialistas em terapia emocional, explicam alguns dos melhores conselhos para lidar com esse sentimento, quando ocorre em estados mínimos. Ao segui-los, poderás obter outros benefícios que vão desde melhorar o sono até ser mais feliz.
Dicas práticas para acalmar a ansiedade
Observa outras pessoas
Albert Bandura, psicólogo e pedagogo ucraniano-canadense que desenvolveu a Teoria da Aprendizagem Social, garante que uma maneira de atenuar a ansiedade em situações que o fazem sentir vulnerável é observar outras pessoas que não estão nervosas perante acontecimentos que provocam sentimentos de medo, atenção e perda de controle. Dessa maneira, perceberás que os teus medos estão apenas na tua mente.
Reduz o consumo de estimulantes e depressores do sistema nervoso
Especialistas em psicologia e psicologia clínica, garantem que a redução do consumo de cafeína, nicotina, álcool e drogas ajuda significativamente a atenuar os estados de ansiedade, além de ajudar a preveni-los, se actualmente não os manifestas: tudo o que causa dependência é um gatilho para essa condição.
Faz exercício
Praticar exercícios físicos regularmente “pelo menos três vezes por semana” ajuda a acalmar a ansiedade, manter um melhor estado de espírito, libertar dopamina – neurotransmissor do prazer – e sentir-se melhor. Portanto, é um excelente aliado para pessoas que sofrem de condições deste tipo.
Mantém bons hábitos
A alimentação e uma boa rotina de sono são essenciais. Segundo especialistas, precisas de dormir quantas horas precisares e realmente descansares quando o fizeres. Também é necessário ter uma boa alimentação e reduzir os maus hábitos relacionados à nutrição.
Pratica meditação
A psiquiatra do Centro de Ansiedade e Transtorno de Stress Pós-Traumático do Hospital Geral de Massachusetts, Elizabeth Hoge, explica que a meditação e a atenção plena são as melhores ferramentas para o tratamento da ansiedade. “Pessoas com ansiedade têm problemas para lidar com pensamentos negativos muito intensos”, diz. “Acham difícil discriminar entre o pensamento de solução de problemas e preocupações persistentes e improdutivas que não são benéficas para eles”.
Lembra-te de que essas dicas são seguidas apenas quando o nível de ansiedade que vives não excede a tua mente; quando isso acontece, é melhor falar com um especialista para saber como lidar com a situação correctamente.