Alimentos e probióticos: os melhores aliados para prevenir constipações
Com a chegada do frio e do inverno, todos nos preocupamos em ter um sistema imunológico forte que nos permite evitar constipações, gripes… E outros distúrbios de saúde típicos desta época do ano.
Saber o que podemos tomar para uma constipação ou como curá-la nem sempre é fácil, devido à grande quantidade de remédios caseiros que podem ser lidos aqui e ali.
A verdade é que o sistema imunológico é altamente complexo e deve funcionar de forma equilibrada e sincronizada. “Também não é desejável uma reação exacerbada do nosso sistema imunológico, pelo contrário. Portanto, não se trata de impulsionar o nosso sistema imunológico, mas sim de modulá-lo e treiná-lo para que responda corretamente aos patógenos e aos eventos adversos”, explicam os especialistas.
Neste contexto, é cada vez mais importante olhar para o nosso micro mundo interior, a nossa microbiota, o conjunto de biliões de microrganismos que nos habitam e que desempenham um papel fundamental na regulação da nossa imunidade.
Além disso, não podemos esquecer o papel que o nosso estilo de vida desempenha: como comemos, a qualidade do nosso descanso, quanto e que tipo de exercício fazemos, a nossa capacidade de controlar o stress.
Aliados do nosso sistema imunológico
Existem certos alimentos, vitaminas e outros compostos em forma de suplementos que podem ser úteis para ajudar o nosso sistema imunológico:
Beta-glucanos:
Eles são componentes naturais da parede celular de certas leveduras e fungos. Entre outras funções, ativam macrófagos, células responsáveis pela neutralização de microrganismos patogénicos.
Onde os podemos encontrar?
Há milhares de anos, sabe-se que os cogumelos são muito ricos nestes componentes e têm uma grande capacidade imune estimulante.
Vitamina C:
Os seus efeitos nas infecções respiratórias são estudados há décadas. Com a sua ajuda, podemos reduzir a duração e a gravidade dos sintomas da constipação.
Onde podemos encontrar esta vitamina?
Está muito presente em produtos sazonais como a pimenta vermelha ou o kiwi.
Gynostemma pentaphyllum (yiaogulan) e L. paracasei LPC37:
Também chamada de “planta da imortalidade”, contém ginpenosídeos, que são utilizados na forma de suplemento natural para o sistema imunológico, pela sua capacidade anti-inflamatória no trato das vias respiratórias.
Por sua vez, o Lacticaseibacillus demonstrou regular a microbiota de tal forma que conseguimos reequilibrá-la e torná-la mais forte, exercendo um importante trabalho de modulação do sistema imunológico.
Imagens: divulgação . . Alimentos e probióticos: os melhores aliados para prevenir constipações
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.