Arrancar o cabelo pode parecer normal para algumas pessoas; no entanto, não é. Essa mania, não é tão inofensiva quanto parece, podendo tratar-se de um distúrbio psicológico chamado tricotilomania.
De acordo com estudos publicados pela Universidade de Cambridge, a tricotilomania é um distúrbio de ansiedade que é caracterizado principalmente por puxar o cabelo, no entanto, e ocorre principalmente em circunstâncias de stress e ansiedade.
Esta mania, não só faz com que as pessoas arranquem o cabelo, mas também pelos de todo o corpo, como nos braços, sobrancelhas ou pestanas.
Dados que talvez não saibas sobre a tricotilomania:
- Ocorre em momentos de stress emocional
- Produz prazer ao puxar o cabelo
- Se não for tratada a tempo, pode causar deterioração
- Pode causar alopecia a longo prazo
- Nalguns casos, está associado ao TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo)
- Provoca depressão
Tipos de tricotilomania:
- Estágio inicial: geralmente é apresentado antes dos 8 anos de idade e geralmente é corrigido apenas, sendo que no caso de não o fazer, é necessário consultar um especialista.
- Inconsciente: ocorre “no automático”, não há consciência do que está a ser feito e pode-se tornarn um problema crónico que também pode produzir alterações fisiológicas. .
- Consciente: o indivíduo está plenamente consciente de que está arrancando os cabelos, às vezes até os comem; e é inevitável, pelo contrário, gera mais prazer e procura fazê-lo mais. Este é um diagnóstico claro de uma doença mental.
Tratamento Arrancar o cabelo pode ser mais sério do que pensas
O tratamento é baseado em ansiolíticos e medicamentos para controlar a ansiedade. Também é importante realizar terapia psicológica ou psiquiátrica, conforme o caso.
Arrancar ou comer o cabelo não é normal; É um distúrbio psiquiátrico grave, mas pode ser controlado e aliviado desde que o tratamento necessário seja realizado.
Imagens: divulgação Arrancar o cabelo pode ser mais sério do que pensas
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.