Algumas investigações realizadas entre 5000 adultos britânicos durante 20 anos, revelaram que algumas das condutas mais perigosas e mais comuns são o tabagismo, a excessiva ingestão de álcool, falta de exercício e uma dieta inadequada. Estes factores fazem com que as pessoas envelheçam uns 10 anos.
As condutas examinadas foram: fumar, ingerir mais de três bebidas alcoólicas por dia no caso dos homens e mais de duas nas mulheres, fazer menos de duas horas de exercício durante a semana e comer frutas e vegetais menos de três vezes por dia.
Estes maus hábitos aumentam consideravelmente o perigo de vida e quem assume esta conduta perigosa parece 10 anos mais velho, segundo as conclusões das investigações. Estes hábitos afetam negativamente a saúde da nossa pele, que perde flexibilidade permitindo o aparecimento de rugas prematuras.
Os comportamentos saudáveis acumulam-se somando resultados positivos, sendo que para a maioria das pessoas deveria ser possível segui-los sem necessidade de chegar ao extremo. Pelo menos foi o que mencionou a investigadora principal, Elisabeth Kvaavik, da Universidad de Oslo. Este estudo foi, de resto, difundido pela publicação “Archives of Internal Medicine”.
Autoridades de saúde, como por exemplo nos Estados Unidos, recomendam o consumo equivalente a quatro peças de fruta e vegetais por dia para os adultos, de acordo com a idade e a actividade física, assim como duas horas e meia de exercício durante a semana.
Em conclusão: se queremos viver mais e com qualidade devemos mudar o nosso estilo de vida. Evitar dentro dos possíveis a ingestão de bebidas alcoólicas e nada de tabaco. As consequências a médio prazo são definitivamente desastrosas para a nossa saúde.