Como decorar a casa de acordo com o Feng Shiu
O objetivo principal desta arte milenar é viver em harmonia com a terra, de modo a obter os maiores benefícios, a paz e a prosperidade para estar em perfeito equilíbrio com a natureza.
A entrada
É precisamente através da porta da frente, que a energia chi entra em nossas casas e se estende pelo resto dos espaços, salas e quartos.
A porta deve abrir-se por completo a 180 ° e, se não for possível, pelo menos 90 °. Nunca deve estar diante de uma janela ou outra porta de saída da casa, porque, então, o chi vai escapar sem percorrer a nossa casa. Em segundo lugar, deve ser um espaço alegre, convidativo e deve ser bem iluminado, que permita uma recepção calorosa e acolhedora, com boas energias. Em terceiro lugar, não se esqueça da importância da ordem em Feng Shui. Finalmente, nunca colocar um espelho em frente da porta principal, para não refletir e expulsar a energia positiva.
Quarto
A cama deve ser a mobília mais importante nesse espaço. Qualquer móvel ou objeto deve ser colocado a volta dela, mantendo as proporções e distâncias adequadas. Quanto à sua orientação, existem várias opções: uma cama orientada para o sul estimulará os sonhos, a cama orientada a norte vai melhorar a nossa saúde e energia, uma cama orientada a leste vai aumentar nosso dinamismo e uma cama posicionada para o oeste é a solução perfeita para aqueles que sofrem de stress.
Tendo em conta o papel dos quartos, visto que é neles que repomos energias, estes não devem conter elementos que perturbem a nossa paz como um computador, uma televisão ou um espelho: ativam e absorvem a nossa energia, ameaçam a paz e tranquilidade. As plantas fornecem energia em excesso, ou seja, não se dever ter plantas no quarto. A disposição deve ser: guarda-roupas, prateleiras e gavetas. Tudo deve estar em equilíbrio. Não devemos dormir com os pés virados diretamente para a porta, não apoiar a cabeceira da cama na parede que comunique com a casa de banho nem debaixo de uma janela.
A casa de banho
A água retém a energia, ou seja, as casas de banho, são lugares onde o chi pode escapar. A tradição chinesa aconselha que as sanitas e canalizações sejam separadas dos outros espaços da casa, no entanto, é algo que hoje seria praticamente impossível de conceber.
Em termos de localização, a sanita nunca deve, estar no centro da divisão, uma vez que consome muita energia. Além disso, a casa de banho deve ser bem iluminada e ventilada diariamente para alcançar o equilíbrio. Na casa de banho, é recomendado o uso de plantas, naturais ou artificiais, ou mesmo decorar com este tipo de apontamentos. O objetivo é criar um espaço aconchegante e acolhedor. Atenção! Devem ser evitadas a todo custo casas de banho ao lado da cozinha, quarto ou no corredor.
A sala
A peça chave da sala é o sofá já que nos encontramos no local da casa direcionado para o encontro, para diálogo e convívio social. Os elementos que o regem são a terra, a madeira e as cores preferíveis para este espaço não devem ser escuras, sendo aconselhável os tons de pastel e cores claras. Devemos evitar paredes brancas ou pretas e tentar criar um design que esteja em harmonia com as cores dos cinco elementos.
O Feng Shui não é um grande amante de televisão, então a solução perfeita para este aparelho seria colocá-lo numa peça de mobiliário que permitirá ocultá-la após o uso.