Na Netflix, estão a tentar encontrar uma maneira de pararmos de compartilhar a nossa conta na plataforma há algum tempo e tudo indica que 2023 será o ano decisivo para isso. O objectivo é exatamente o mesmo da recente taxa suportada por anúncios: aumentar o número de assinantes e, acima de tudo, a receita.
As etapas anteriores
Como te deves lembrar, a Netflix já realizou algumas ações para chegar à fórmula ideal para implementar esta importante restrição. Em vários países da América Latina, um dos mercados onde a senha é mais compartilhada com outras pessoas, dava a opção de pagar um extra para que quem não morasse no endereço registado na conta, pudesse manter o acesso. A experiência não correu muito bem.
Uma das principais estratégias para conseguir esse pagamento extra era que essas outras pessoas tivessem que inserir um código para continuar a usar a Netflix sempre que entrassem e esse código fosse recebido pelo proprietário da conta. Um incómodo que em alguns casos levou a esse desmbolso e que, segundo o The Wall Street Journal, é um método que também estão a pensar em implementar nos Estados Unidos.
No entanto, na Netflix, parece claro que nem todas as formas de compartilhamento de contas são igualmente prejudiciais, pois não é o mesmo fazê-lo entre membros da mesma família do que entre estranhos por meio de táticas duvidosas para também se inscreverem em países onde o custo da plataforma é mais baixo.
Entre as diligências que tem vindo a realizar para facilitar a transição, destaca-se a função “perfil de transferência”, pensada para quem até então partilhava conta e que agora vai registar-se separadamente. Fácil de vender como uma forma conveniente de não perder os seus dados, mas a motivação por detrás sempre foi clara em continuar a lutar contra as contas compartilhadas.
A verdade é que a empresa já deixou claro há alguns meses que 2023 ia ser o ano em que este tema seria realmente discutido e colocado em prática. O problema está nos detalhes, mas não será por falta de esforço, já que em novembro introduziu uma nova medida que dá todo o poder sobre a conta a quem fizer o pagamento no final do mês.
Essa mudança consistia em que o proprietário da conta poderia bloquear o acesso a qualquer outra pessoa que a estivesse a usar sem o incómodo de ter que alterar a sua senha. Mais uma vez, houve uma boa maneira de o vender: que permite adicionar e remover dispositivos se estivermos a viajar e, assim, evitar transtornos porque a Netflix acha que o aplicativo está a ser mal utilizado. É verdade, mas também é um tanto pesado e limita o conforto do seu uso, um dos seus grandes trunfos.
As dúvidas da Netflix
Talvez o maior problema que a Netflix enfrenta com esta iniciativa seja nos usuários que usam a plataforma durante as viagens, seja durante a viagem ou durante a estadia numa segunda casa ou hotel. E depois há casos mais complicados como o que acontece na Índia, onde muitas pessoas assistem à Netflix pelo telemóvel e depois transmitem por outros meios.

O que na Netflix têm claro é que querem evitar que pareça uma imposição da empresa, e que seja algo que surge mais ou menos naturalmente por parte dos seus clientes. Pode ser que nalguns casos tenham sucesso, mas em muitos outros resta saber qual será a reação. É que, se forem muito negligentes, a medida pode acabar quase sem efeito, mas se forem muito duras, não se surpreendam se receberem mais cancelamentos de usuários existentes do que de novos clientes.
Convém relembrar que no inicio de 2022, a Netflix revelou ter perdido grande número de assinantes no primeiro trimestre de 2022. Ao todo, foram 200 mil assinantes que cancelaram as suas assinaturas, sendo a primeira vez em 10 anos que a Gigante do Streaming demonstrou saldo negativo de assinantes.
Para já, a Netflix não fixou um prazo para resolver esta questão, pois é provável que eles próprios ainda não saibam qual a medida estelar para o fazer, mas que será em 2023 está bastante claro. E ainda mais se quiserem continuar a bater recordes de audiências, o que seria impossível sem mais crescimento de usuários…
Imagens: Netflix . . Compartilhar contas da Netflix chega ao fim em 2023
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.