Certamente a esta altura da tua vida já leste ou ouviste falar de milhares de dicas, segredos e receitas para embelezar ainda mais o teu ser. Muito provavelmente já te deparaste com muitos artigos maravilhosos com tópicos como ”O segredo para o cabelo de sonho”, ”Os 5 mandamentos para uma pele brilhante” ou ”6 passos fáceis para lábios perfeitos”.
Mas… E se a percepção que tens de ti mesma for negativa? Acontece que por mais dicas, segredos e receitas que aprendas e apliques, nenhum será suficiente para ti. A verdadeira beleza de todos os seres reside nas suas mentes.
É uma realidade que hoje em dia, enfrentamos padrões de beleza muito rígidos e em muitos casos irrealistas. Isso pode levar (e está a levar) muitas pessoas a sentirem certa frustração com a sua imagem refletida no espelho. Até a obsessão de mudar drasticamente a nossa aparência física se tornou no nosso pão de cada dia e há quem, mesmo com todas as mudanças pelas quais passou, ainda sinta falta de beleza.
Isso leva as pessoas a continuarem à procura de algo fora que lhes dê a beleza que procuram. E embora existam muitos produtos, técnicas e cirurgias para melhorar e embelezar ainda mais muitos aspectos do nosso físico, também é verdade que nenhum deles atenderá às expectativas de alguém que é percebido negativamente. Se este é o teu caso, não te preocupes: temos 5 passos para treinar a tua mente e transformar e redesenhar a tua autopercepção:
1. Identifica os teus padrões pessoais de beleza:
É importante que tenhas consiência de onde estás a medir e o que a beleza significa para ti, pois pode ser muito diferente para outra pessoa. Depois de identificares isso, questiona-te se isso vem das tuas crenças pessoais ou se está baseado no que é socialmente estipulado como belo hoje. Faz a ti mesma a seguinte pergunta: quanto da definição que tenho de ‘beleza’ é minha e quanto é por causa da opinião dos outros?
2. Toma consciência do teu diálogo interno e externo:
O que dizemos a nós mesmas desempenha um papel muito importante na nossa autopercepção. Presta atenção em como falas constantemente contigo mesma. Podes descobrir que muito do que dizes a ti mesmoa não é necessariamente o ideal. Muitas vezes fazemos isso inconscientemente e isso é uma bandeira vermelha. Já estamos mentalmente programadas para a autocrítica. Já sabemos que inevitavelmente o que fazemos, pensamos e dizemos é o que cria a nossa realidade e por isso é importante começarmos a falar connosco próprias de uma forma enriquecedora e edificante.
3. Agradecer para embelezar:
É incrível o que acontece com o corpo, rosto ou cabelo de uma pessoa grata. Existem muitos casos registados em que pessoas que começam a ser gratas a quem e como são se começam a aperceber de uma maneira totalmente diferente. Além disso, as pessoas em teu redor também os percebem de uma maneira diferente. São aquelas pessoas típicas que a gente vê e automaticamente pensa “está a brilhar”. Já aconteceu contigo conheceres pessoas, que podem não estar alinhadas fisicamente com os padrões de beleza estipulados socialmente, mas ainda as vês bonitas? Pergunta a ti mesma o que achas que as torna bonitas.
Ficarás surpreendida ao descobrir que a sua atitude de gratidão perante a vida, a sua autoaceitação e amor próprio desempenham um papel importante nisso. Começa a ganhar consciência de tudo o que és e agradede do coração. Diariamente olha-te ao espelho pela manhã e começa a tomar consciência de tudo que faz parte de ti, agradecendo cada parte como ela é, sem te julgares. Vais ver que vai brilhar também.
4. Visualiza-te na tua melhor versão diária:
O poder da visualização é enorme se o soubermos dominar e fazer bom uso dele. Quando te visualizas na tua melhor versão, evita focar-te muito nas características físicas que desejas mudar e, ao invés disso, conecta-te com o que queres sentir, como essa versão ideal de ti se desenvolve, como te expressas, quais os teus pensamentos, como reages e quais são os hábitos que tens. As mudanças físicas que podem ocorrer são adicionais. Para poder ver as mudanças por fora é necessário fazê-las primeiro por dentro.
5. Ama-te acima de todas as coisas:
O amor por nós mesmas deve ser incondicional. O que fazemos quando amamos outra pessoa incondicionalmente? Preparamos um jantar ou refeição espetacular, falamos-lhes com palavras de amor, procuramos estar atentas e às suas necessidades, cuidamos das suas emoções, ouvimo-as, damos-lhes presentes. Trata-te diariamente como tratarias aquela pessoa que amas. Começa a ter mais detalhes contigo também e não te deixes para o final. Respeita os teus tempos e dedica-os a ti e ao teu corpo. Aconchega-te. Faz de cada um dos seus dias algo maravilhoso que te conecte com a beleza de viver e, eventualmente, a beleza vai-te acompanhar em todos os aspectos da tua vida.
Após ter feito estes passos/dicas, pergunta-te novamente: Quais são os meus padrões de beleza pessoal? É muito provável que a tua resposta tenha mudado. Além disso, a tua autopercepção também terá sido transformada. A pessoa que treina a sua mente em coerência com o seu coração e as suas ações para ver a beleza interior, está condicionada a ver beleza em tudo o que o seus olhos veem. A vida torna-se bela, e nós com ela. Cultiva a tua beleza interior e brilha por fora!
Imagens: Instagram . . Cultiva a tua beleza interior e brilha por fora!
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.