Redação | Joana Rodrigues
Atualmente, as redes sociais são um hábito enraizado na rotina de grande parte da população, usadas para uso pessoal ou profissional. O que muitas vezes passa despercebido são os efeitos que daí advém para a nossa saúde e bem-estar. Será que uma breve pausa faz toda a diferença?
Os cientistas da Universidade de Bath, na Inglaterra, levaram a cabo um estudo com 154 pessoas divididas em dois grupos e concluíram que o conjunto de pessoas que limitou o contacto com as redes socias a 21 minutos durante uma semana, apresentou maior redução nos sintomas de ansiedade e depressão.
Tendo em conta que, segundo os especialistas, os utilizadores de plataformas digitais como o Facebook, Instagram e Twitter passam, em média, 9 horas por semana nestes espaços de socialização, a redução para apenas 21 minutos é significativa, mas produz resultados bastante efetivos.
Jeff Lambert, um dos autores do estudo afirma que vários participantes reportaram efeitos positivos após a experiência “Entre as diferenças, reportaram a melhoria do humor e muito menos ansiedade. Isto sugere que mesmo sendo uma curta pausa pode ter impacto”.
O atenuar dos sintomas de doenças depressivas contribui para uma maior sensação de bem-estar essencial à qualidade de vida humana e como tal, os cientistas pretendem levar a investigação mais além e fazer uma experiência em que as pessoas se afastam das redes sociais durante um maior período de tempo.