Os períodos com poucos fluxos menstruais podem ser devidos a vários fatores, incluindo a tua alimentação e padrão de sono. Podes diminuir os períodos irregulares fazendo algumas mudanças no estilo de vida.
A menstruação é algo mensal para as mulheres depois de atingirem a puberdade e antes de atingirem a menopausa, a menos que estejam na fase de gravidez ou pós-parto. Mas nem todas têm períodos muito intensos ou muito longos. Algumas mulheres têm períodos leves. Acontece que a menstruação leve pode ter a ver com o que comes e como dormes. Existem mais fatores que podem levar a períodos leves. Vamos descobrir quais são e explorar maneiras de melhorar o fluxo menstrual todos os meses.
Porque é que algumas mulheres têm períodos leves?
Causas dos períodos leves
É verdade que o fluxo menstrual de cada mulher varia entre si. Algumas podem ter períodos abundantes (menorragia) ou escassos, conhecidos como hipomenorreia. Aqui estão algumas razões pelas quais algumas mulheres têm períodos leves.
- Stress
O stress mental ou físico pode alterar a duração da menstruação, os níveis hormonais e o fluxo menstrual, causando irregularidade durante o ciclo mensal.
- Alimentação
Uma alimentação pobre pode trazer muitos problemas de saúde. É um factor significativo que afeta a menstruação de uma mulher também. Pode levar a irregularidades menstruais.
- Sono
Não dormir o suficiente ou ter padrões de sono irregulares pode contribuir para as flutuações hormonais. Isso resulta em irregularidades no fluxo sanguíneo que afetam a saúde menstrual.
- Má circulação sanguínea
Nestes casos, é importante evitar as gorduras. Elas formam depósitos de colesterol nas artérias onde o fluxo sanguíneo fica obstruído, resultando num fluxo escasso.
- SOP
Condições reprodutivas, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), podem afetar o fluxo menstrual devido a alterações nos níveis hormonais.
Maneiras de melhorar os períodos leves
Para melhorar os períodos leves, podes fazer o seguinte:

- Comer beterraba
A beterraba é rica em ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C, potássio, manganês, ácido fólico e fibras. Aumenta os níveis de hemoglobina, o que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e o fluxo sanguíneo durante a menstruação, tornando os teus períodos mais pesados.
- Comer chocolate
Os chocolates ajudam a satisfazer as gulosas, com certeza. Eles também ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo durante o período, portanto come chocolates amargos que são ricos em vitaminas e minerais, como ferro, cobre, proteínas e cálcio.
- Inclui sementes de gergelim na tua alimentação
As sementes de gergelim são ricas em ferro, fósforo, magnésio, cobre e manganês, que ajudam a regular o fluxo sanguíneo durante os períodos.
- Exercício
Podes não gostar, mas se te exercitares durante a menstruação ajuda-te a manter um peso corporal saudável e aumentar o fluxo menstrual. Se não és fã de ginástica, experimenta o yoga. Ajuda com o fluxo menstrual e também com as mudanças de humor que flutuam quando estás deprimida.
- Mantém–te hidratada
O fluxo menstrual de uma mulher não é apenas sangue, mas também outros fluidos onde a fração líquida é estimada em 90% de água. O sangue mais espesso não é fácil de fluir suavemente, por isso é importante manteres-te hidratada para aumentar o fluxo de sangue durante os períodos.
Se mulheres, jovens ou adolescentes têm períodos leves e cólicas leves, porque o sistema hormonal ainda não amadureceu. No entanto, as mulheres na faixa dos 30 ou 40 anos também experimentam períodos mais curtos e leves. É uma transição natural à medida que se aproximam da Peri menopausa, que é o período de transição antes da menopausa real. Portanto, não precisas de te preocupar muito com os períodos leves.
Imagens: divulgação . . Dicas para melhorar o fluxo menstrual
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.