Se começaste a frequentar o ginásio, trazemos-te aqui os exercícios que podes fazer se fores iniciante e que também são eficazes e fáceis de fazer.
Se estás a ler este artigo, é porque muito provavelmente já entraste no ginásio ou, pelo menos, pretendes fazê-lo em breve. Porém, deves saber que se iniciares este tipo de rotina, existem alguns exercícios ou movimentos que se tornam ideais para iniciantes.
Então se este for o teu caso, não te preocupes, nós dizemos-te quais os exercícios que podes incorporar na tua rotina de ginástica, pois além de contornares e modelares o teu físico, eles não te vão magoar as costas ou qualquer outra parte do corpo, já que não são tão intensos e também são fáceis de fazer – se não costumas fazer atividade física.
Exercícios com halteres
Se tens pouco tempo para ir ao ginásio periodicamente, deves considerar exercícios com halteres, pois são movimentos simples, mas, se feitos corretamente, podes ganhar maior força.

Neste sentido, um dos exercícios que podes fazer é a abertura com halteres e vamos-te te dizer com. Deita-te de bruços num banco plano e segura um haltere em cada mão. Em seguida, estica os braços para os lados do tronco, acima da cabeça, para que os pesos ou halteres se juntem no meio. Repete esta posição várias vezes.
Passos a “caminhar”
Outro dos exercícios mais eficazes para iniciantes são as caminhadas, que são muito úteis para fortalecer principalmente as pernas, quadris e glúteos. E embora não seja o exercício mais fácil do mundo, também não é tão difícil de fazer.
Literalmente, é como se estivesses a andar, mas em vez disso dás um passo largo. Levanta-te e dá um grande passo à frente com um pé só, dobra os joelhos até que o joelho de trás fique paralelo, mas sem tocares no chão. Depois faz uma pausa, levanta-te e repete o mesmo movimento, mas com a outra perna.
Atrás – polia frontal até ao peito
Aproveita que estás no ginásio, e faz uso das diversas máquinas que ali estão, como a polia. Porém, deves aprender a usá-la corretamente para que os exercícios que fazes sejam realmente eficazes, como a polia torácica frontal-traseira.
Para começar, senta-te de frente para a polia alta, de modo que a barra fique localizada diretamente acima da cabeça, na frente do corpo, e os pés fiquem no chão, enquanto o tronco fica ereto. Em seguida, segura os ângulos da barra longa, com as palmas das mãos para frente, para poderes puxar a polia e depois colocá-la no lugar. Repete esse movimento várias vezes.