As opiniões são diversas e é por isso que há mulheres que não sabem o que fazer. Mas… Faz realmente mal remover ou depilar os pelos genitais?
Algumas mulheres depilam os pelos púbicos mais por estética do que por higiene. Outras não removem tudo, justamente porque os pelos púbicos cumprem a função de proteger a área genital contra patógenos e agressões externas.
Neste debate, as opiniões são diversas e é por isso que existem mulheres que não sabem o que fazer, porém… Será que é realmente assim tão mau depilar ou rapar os pelos genitais?
Os cosmetologistas dizem que não há problema, desde que a pessoa seja cuidadosa. Afirmam que num clima quente como o do litoral, até mesmo essa depilação é preferível para que a sensação de calor que também pode ser sentida nessa área do corpo seja reduzida.
Esclarecem no entanto. que tudo vai depender da depilação que for feita. Não recomendam rapar com lâmina, pois isso causa maior irritação na área íntima. Isso ocorre porque o pelo não é cortado na raiz e quando volta a crescer fica grosso, o que faz com que a área genital fique irritada. Especialmente se a depilação estiver completa.
Por isso, recomendam a depilação com cera, pois nesse processo o pelo é extraído da raiz e cresce suavemente. Embora afirmem que uma das maneiras de lidar com o clima quente é manter essa parte do corpo fresca com a depilação adequada, não descartam a utilidade dos pelos púbico no corpo. Os profissionais, regra geral, recomendam que as suas clientes se depilem na região do biquíni, que fica em seu redor, e deixem uma pequena área para proteção. Mas a maioria prefere rapar tudo, e é por isso que dão estas recomendações:
- Tem a área íntima protegida
- Usa roupa interior de algodão
- Usa cremes calmantes para a irritação
Também não são recomendados o uso de cremes depilatórios, porque têm o mesmo efeito da depilação.
Aqui estão algumas razões pelas quais os médicos recomendam que não removas os teus pelos púbicos:
A pele sofre
Em primeiro lugar, a remoção dos pelos púbico inflama e irrita os folículos pilosos. Além disso, pode deixar feridas abertas (não visíveis a olho nu) que são incómodas e dolorosas. A depilação constante também causa pelos encravados dolorosos e queimaduras, no caso do uso de cera. Se um barbeador ou depilador for usado, pode causar cortes. Devemos também levar em conta as condições da pele. A psoríase ou o eczema podem ser agravados pela depilação. Se sofres de algum destes distúrbios de pele, o melhor é consultar um médico para saber qual o método de depilação que ele recomenda. Caso contrário, podes agravar a situação e sofrer muito desconforto ou dor.
Acelera a proliferação de bactérias
A depilação com cera quente é uma das mais prejudiciais à região púbica. Este método causa vermelhidão e enfraquecimento dos poros.
Quando combinado com a humidade e a temperatura da área, pode-se tornar um terreno fértil para bactérias. E se não houver pelo, não podemos impedi-las de entrar no corpo!
No entanto, essas alegações, mesmo baseadas em estudos científicos, também têm detratores. Afirmam que a depilação púbica pode ser feita de forma e que não precisa causar nenhum tipo de problema.

O melhor, na dúvida, é perguntar ao teu médico de confiança.
Mais chances de contrair herpes e HPV
Este estudo realizado em França, faz uma avaliação negativa da depilação íntima. Isto mostra que as mulheres completamente depiladas são mais propensas a sofrer de herpes genital. Quando elas se barbeiam e causam feridas, o corpo fica exposto ao vírus que causa essa doença sexualmente transmissível.
Por outro lado, o vírus do papiloma humano proliferou rapidamente. Esta doença é transmitida em muitos casos sem que as pessoas saibam (por não apresentar sintomas automáticos) ou por falta de informação. No entanto, neste caso ainda não existem estudos que estabeleçam qualquer tipo de correlação com a depilação.
Dicas para órgãos genitais depilados
Pode ser que nada do que leste até agora te tenha convencido a não remover os teus pelos púbicos, porque estás muito confortável sem eles. Não há problema! Claro, recomendamos alguns bons hábitos para que essa decisão cause o mínimo de consequências possíveis.
Durante a depilação
- Depilar aos poucos: se nunca removeste os pelos genitais, é aconselhável começar passo a passo. Desta forma, sofrerás menos dor ou efeitos colaterais. Começa por aparar com uma tesoura, depois passa a navalha ou a cera.
- Presta atenção à irritação: não importa o método que escolheste para remover os teus pelos genitais. Não ignores os efeitos na pele. Se estiver muito vermelha, queimar ou incomodar, passa um bom hidratante. Vê se há pelos encravados.
Após a depilação
- Analisa como te estás a sentir: talvez tenhas decidido depilar-te completamente porque o teu parceiro pediu, estás a ir de férias ou queres tentar algo diferente. Compara as tuas sensações com aquelas que tinhas quando ainda tinhas pelos.
- Usa roupas íntimas de algodão: descarta certos materiais, como lycra. Também não optes por roupas muito apertadas (incluindo calças). Use saias ou vestidos soltos e toma cuidado com o biquíni.
- Não apanhes sol na área: podes-te ter depilado completamente porque o teu fato de banho é pequeno ou o verão começou. No entanto, não é aconselhável que o sol entre em contacto com a área durante os primeiros dias após o barbear ou o uso da cera. Previne irritação e vermelhidão com um alto fator de proteção.
Imagens: divulgação . . Faz mal remover ou depilar os pelos genitais?
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.