Treinar em casa tem sido a escolha de muitas pessoas. Vê como fazer isso de forma segura e saudável.
Com a vida “louca” que todos nós temos, é muito difícil arranjar tempo para nos exercitarmos um pouco, seja no parque ou mesmo numa academia. A saída, muitas vezes, é tentar exercícios em casa, através de equipamentos e treinos completos e eficientes para alcançar os objectivos.
Sendo possível contar com grande parte dos equipamentos encontrados numa academia convencional, este tipo de iniciativa costuma facilitar a vida dos indivíduos, oferecendo vantagens como poder fazer exercício em qualquer altura, não teres que esperar para usar determinado aparelho e, principalmente, desfrutar da privacidade durante o treino.
Entretanto, tomar tal decisão não é simplesmente ir a uma loja e comprar máquinas e pesos. Precisas ter em mente que antes de trocar o ginásio pela tua casa, é preciso obter mais conhecimento sobre o teu ritmo psicológico e o teu corpo. Numa academia, por exemplo, o instrutor pode ajudar-te quando estiveres a fazer algo errado ou mesmo quando não souberes o que fazer. Em casa, as indicações passam por fazer um uso intensivo da internet (sobretudo vídeos) e também de livros conhecidos e que ensinem a correcta execução dos exercícios. Além, é claro, do acompanhamento de um profissional para que estejas bem ciente do que estás a fazer.
Se você és do tipo “sem tempo”, mas que não quer largar os exercícios – e achas que treinar em casa é uma boa saída para se livrar do sedentarismo-, continua a ler esta matéria, pois vamos explicar como fazeres exercícios em casa forma segura e saudável, dando ainda algumas sugestões e opiniões sobre exercícios e ainda aparelhos recomendados para quem se quer exercitar em casa da melhor maneira possível.
1 – Contrata um Personnal Trainer: Se nunca treinaste, talvez começar já em casa não seja uma boa ideia. Por isso, considera passar um tempo num ginásio para saber como tudo funciona ou contrata um personal trainer em tua casa. Isso vai-te trazer mais segurança sobre como fazer cada exercício correctamente e deixar-te-á “expert” quando decidires praticar em casa.
2 – Faz um check-up: Não importa a tua idade ou o tipo de alimentação, é obrigatório antes de começares a fazer qualquer exercício físico ires a um cardiologista, nutricionista ou médico de desporto para saber se está tudo em ordem com o teu corpo.
3 – Aquecimentos e alongamentos: Não comeces o dia a correr à toa. Antes de dar início a qualquer exercício é sempre recomendável fazer alongamentos corretamente. Isso evita dores e torções durante os treinos.
4 – Sobrecarga progressiva: Vai aumentando aos poucos a carga ou a velocidade de cada treino. Um pouco de cada vez, lembrando-te de que a consistência é mais importante do que a velocidade e o peso do exercício proposto.
5 – Roupas leves: Uma das vantagens de montar o próprio espaço para treinar em casa é que não há a necessidade de usar roupas caras ou específicas. Usa apenas roupas leves e que não reduzam a tua mobilidade para treinar.
Atenção: como estás em casa, com tudo à tua disposição, a tendência pode-se tornar em “daqui a pouco eu treino”. NÃO FAÇAS ISSO! Estabelece horários e um horário de treino, como se fosses treinar numa academia.
Imagens: divulgação . . Se não podes ir ao ginásio, treina em casa
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.