Desde ontem, no Canadá, Espanha, Nova Zelândia e Portugal os pontos começarão a ser aplicados. Isso visa, como dizemos, impedir que os assinantes compartilhem suas contas com pessoas com quem não moram.
Há algum tempo temos que andamos a ver avisos e confirmações do fim de contas compartilhadas em plataformas de streaming. E a Netflix estava a caminho da novela. Primeiro confirmaram a chegada dessa limitação para 2023, depois já vimos essa mudança aplicada às suas condições e embora em última instância parecessem ter recuado um pouco, a limitação já está aqui.
E é que Portugal está entre os primeiros territórios a impedir com mais rigor as contas compartilhadas. Embora não esteja sozinho, pois o Canadá, a Nova Zelândia ou os nossos vizinhos espanhóis também já têm esta nova normativa.
Acabaram-se os avisos
Com o objetivo de apenas membros da família possam usar a conta Netflix, a plataforma inicia a partir de agora a limitação estrita de contas. Para isso, solicitarão que seja definido um local principal, que deve ser o da casa.
Assim, com base no IP principal, a plataforma poderá localizar as conexões que se estabeleçam de fora. Qualquer endereço IP diferente do estabelecido será suficiente para eles saberem que nos estamos a ligar de outra casa.
No entanto, isso não impedirá o uso esporádico fora de casa, como quando estamos viajando ou em transporte público com dados móveis. Isto porque nos podemos conectar com os nossos dados móveis ou através de outra rede Wi-Fi, como a de um hotel ou a casa de um parente ou amigo.
Se a Netflix detectar que as conexões de outro IP são comuns, a suspeita de que está a ser usada indevidamente aparecerá e eles entrarão em contacto com o proprietário da conta para confirmar a autorização. Não será necessário conectar os aparelhos pelo menos uma vez a cada 31 dias ao WiFi doméstico como a empresa disse inicialmente, mas poderão bloqueá-lo se perceberem que há abuso de conexões de outras redes.
A alternativa que deixam neste sentido está na criação de perfis adicionais a 5,99 euros por mês cada. Para isso, as transferências de perfis começaram a ser habilitadas há alguns meses. Esses perfis extras estão disponíveis apenas para os planos padrão e premium, sem dar a possibilidade oo básico e básico com anúncios.
Imagens: divulgação . . Netflix já acabou com as contas compartilhadas
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.