Os especialistas dizem que os problemas de saúde mental como a ansiedade e a depressão estão a aumentar — e abrangem gerações. Então qual é a causa e onde podemos encontrar ajuda?
As crises emocionais são experiências intensas que podem afetar qualquer pessoa nalgum momento da vida. Estas crises podem surgir devido a uma variedade de fatores, como o stress, traumas passados, problemas de saúde mental, conflitos interpessoais, perdas significativas, entre outros. Compreender porque ocorrem as crises emocionais e saber identificar os seus sintomas é crucial para poder lidar com elas de forma eficaz e procurar ajuda profissional quando necessário.
Dizemos-te quais os sintomas e as causas que geram este tipo de episódios
Quais são os sintomas?
Entre os sintomas mais comuns que uma pessoa pode experimentar incluem: coração acelerado, falta de ar, suor nas mãos, dor de cabeça, tonturas, aperto no peito, vontade de chorar, pensamentos negativos, confusão, medo do futuro, sentimento de insegurança, desejo de fugir e pensamentos catastróficos.
Como ajudar uma pessoa que sofre uma crise emocional?
Os especialistas enfatizam que a melhor maneira de superar uma crise emocional é falar sobre o que te preocupa, seja com um amigo ou com um membro da família. No entanto, quando as emoções são fortes e incontroláveis, o ideal é buscar a ajuda de um profissional.
Procura ajuda profissional
Entrar em contacto pode ajudar o teu amigo ou familiar a começar a lidar com uma crise emocional. Mas a ajuda profissional é a melhor forma de abordar completamente um problema de saúde mental e controlá-lo. Deves saber que os psicólogos têm formação especializada que os torna especialistas em compreender e tratar problemas emocionais e comportamentais complexos. Este treino é especialmente crítico quando um distúrbio emocional atinge níveis críticos.

Os psicólogos utilizam técnicas cientificamente testadas que vão para além de falar e ouvir. Podem ensinar aos seus clientes ferramentas e competências para lidar com problemas, gerir o stress e trabalhar para atingir objetivos.
Para ajudar o teu ente querido a encontrar um psicólogo para conversar, pode incentivá-lo a falar com o seu médico de cuidados primários sobre os recursos de saúde mental disponíveis na tua comunidade.
Finalmente, apontam a importância de identificar o problema que origina o desequilíbrio emocional, que pode ser um acontecimento do passado que se pensava superado.