Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Harvard tem como objetivo responder à grande questão de quem decide começar a praticar exercício num ginásio em janeiro com o objetivo de perder peso: quais são os exercícios que queimam mais calorias. E têm a lista: são cinco, mais uma tradicional disciplina espiritual, física e mental, os desportos marcantes com os quais queimam ainda mais calorias do que o normal, porque colocam em funcionamento grande parte dos músculos.
Natação
A natação é um desporto com muitas variações: do crawl, borboleta, costas ou peito aos intervalos de treino. Porém, todos eles têm em comum que, quando realizados na água, geralmente não há tensão ou pressão nos joelhos ou calcanhares. Essas são duas das áreas mais afectadas nos desportos, pelo que, como o Dr. I-Min Lee aponta, “a natação é boa para indivíduos com artrite porque menos peso é suportado.”
Musculação
Além de fortalecer os músculos, o treino com pesos também é especialmente benéfico para fortalecer os ossos. Claro, o estudo indica que é preciso adaptar o exercício ao nível de cada um e ter atenção à qualidade ao invés do número de repetições. Isso evitará lesões.
Boxe
Com o boxe todo o corpo é trabalhado em nível global. Além disso, por se tratar de um treino intervalado, mais calorias são queimadas em menos tempo. De acordo com o estudo de Harvard, o boxe não só melhora a força, apesar de ser um tipo de cardio, mas também desenvolve a agilidade.
Desportos com raquete
A modalidade não importa. Seja ténis, paddle, squash ou pingue-pongue, entre outros, “são o exercício ideal para muitos adultos”. Estas são as palavras de Vijay A. Daryanani, fisioterapeuta e personal trainer da Spaulding, afiliada a Harvard. Isto potque, “além de ser um bom treino cardiovascular, podem ajudar com a força da parte superior e inferior do corpo ao mesmo tempo”. Além disso, podem ser praticados em qualquer idade e modificados para se adequarem à maioria dos níveis de preparação física.
Andar e correr
Se caminhas depressa (a uma velocidade de 6 kmh) durante meia hora e cinco dias, terás percorrido 16 quilômetros numa semana. Depois de três semanas e meia, isso pode-se traduzir num quilo a menos de peso. Pode não parecer muito para ti, mas é uma perda que ocorre mesmo quando a quantidade de calorias que consumimos permanece a mesma. Estes são os dados coletados no artigo da Universidade de Harvard. Outra vantagem de caminhar e / ou correr é que requer muito pouco (ou nenhum) material para começar a praticar e adapta-se a praticamente qualquer ambiente.
Ioga
Como um acréscimo, por não ser propriamente um desporto, existe o ioga. Outra pesquisa, também realizada pela Universidade de Harvard, determina que esta disciplina é uma alternativa muito adequada para perder peso. Durante o estudo, 60 pessoas com obesidade abdominal praticaram duas sessões semanais de ioga de 90 minutos durante 12 semanas. Outro grupo com as mesmas características físicas seguiu a mesma dieta do primeiro, mas sem frequentar as aulas de ioga. O grupo que praticava a modalidade tradicional espiritual, física e mental conseguiu redução do volume abdominal, além de emagrecer e do índice de gordura corporal.
Claro que, em todos eles, é recomendável realizar pelo menos 300 minutos de atividade física por semana e tentar cumprir a meta de 8.000 passos diários percorridos.
Imagens: divulgação . . Os cinco melhores desportos para perder peso e ficar em forma
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.