A Pantone revelou a sua cor do ano para 2024: Peach Fuzz, um suave beije-pêssego que a empresa de aficionados por cores diz ter como objetivo incorporar “o nosso desejo de nutrir a nós mesmos e aos outros”. A tonalidade é “um tom de pêssego suave e aveludado cujo espírito abrangente enriquece a mente, o corpo e a alma”, de acordo com a Pantone.
“Ao procurar um tom que ecoe o nosso anseio inato por proximidade e conexão, escolhemos uma cor radiante com calor e elegância moderna. Um tom que ressoa com compaixão, oferece um abraço tátil e conecta sem esforço o jovem com o atemporal”, disse Leatrice Eiseman , diretora executiva do Pantone Color Institute, em comunicado divulgado no site da empresa.
Num post nas redes sociais a anunciar a última cor do ano – e marcando o 25º aniversário do programa anual de cores da Pantone – a empresa descreveu ainda o Peach Fuzz como “subtilmente sensual” e “sincero”, com a intenção de “trazer uma sensação de ternura”. e comunicar uma mensagem de carinho e compartilhamento, comunidade e colaboração.”
A vice-presidente da Pantone, Laurie Pressman, disse em entrevista publicada no ano passado no site da empresa que cada cor é decidida anualmente por um grupo de membros do instituto que vêm de vários setores, origens e locais, e que se reúnem para avaliar as tendências de cores em todo o mundo para ajudar a prever o que está por vir.
“Discutimos a nossa psicologia das cores e pesquisa de tendências de cores procurando conectar o humor do zeitgeist global com a família de cores correspondente. A partir daí, aprofundamo-nos ainda mais para identificar o tom exato”, disse Pressman na entrevista, que coincidiu com a revelação da cor do ano da Pantone para 2023. O matiz escolhido pelos previsores foi um rosa avermelhado chamado Viva Magenta – uma escolha ousada em comparação com anos anteriores, previsão que se manteve.
Pressman explicou de forma mais ampla que o instituto procura todos os anos uma tonalidade que reflita e chame a atenção para a intersecção entre cultura e cor, para “envolver a comunidade do design e os entusiastas das cores de todo o mundo numa conversa” sobre a relação entre os dois. Cada cor do ano pretende mostrar como a cor pode ser usada como um mecanismo para expressar o que está a acontecer culturalmente no mundo num determinado momento.
“É uma cor que vemos atravessar todas as áreas do design; uma cor que serve como expressão de um estado de espírito e de uma atitude por parte dos consumidores, uma cor que vai repercutir em todo o mundo, uma cor que reflete o que as pessoas procuram, uma cor que pode esperar responder ao que eles sentem que precisam”, disse ela.
Imagens: divulgação . . Peach Fuzz é a cor do ano da Pantone para 2024
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.