Perder volume é mais importante do que perder peso
Perder peso e perder volume são conceitos diferentes e a forma de o conseguir também é muito diferente.
Quando queremos emagrecer ou parecer mais magras ficamos obcecadas com a balança, em perder quilos semana após semana, mas é mais importante perder volume do que emagrecer para nos vermos melhor ao espelho e as nossas roupas parecerem melhores. Sabes quais são as diferenças e como atingir esses dois objetivos diferentes?
Perder peso
Muitas dietas para perder peso têm uma forte restrição calórica e exercícios cardiovasculares que nos fazem suar (com desportos como correr, spinning ou natação). A ideia é “queimar calorias” para reduzir quilos, um conceito muito rígido e difícil de manter a longo prazo.
E sim, o déficit calórico pode-nos fazer perder peso num curto espaço de tempo (à custa de passar fome), mas a longo prazo pode-nos fazer entrar numa cova metabólica, ou seja, o nosso metabolismo fica mais lento porque se tornou acostumado com a dieta e chega a um momento em que não perdemos mais peso, por pouco que comamos. É quando nos desesperamos, atiramos a toalha ao chão e isso pode levar a um efeito rebote perigoso.
Ficamos obcecadas com o que a nossa balança marca, quando, na realidade, o nosso peso pode oscilar por muitos motivos diferentes, por exemplo, podemos ganhar peso se estivermos a reter líquidos um pouco antes de chegar a menstruação. As dietas milagrosas levam-nos a perder peso em pouco tempo, à custa da perda de massa muscular e água, o que nos deixa mais cansados, mais irritáveis, mas não nos faz perder peso a longo prazo.
Perder volume
Em vez de nos pesarmos todos os dias, se queremos ver progressos no nosso plano de emagrecimento, devemos estar mais atentas para perder volume e, portanto, perder gordura no nosso corpo. Para isso, ao invés de nos pesarmos, podemos tirar medidas com fita métrica, verificar o volume do peito, cintura, quadris, contorno dos braços e pernas, anotar no diário e ver como evolui ao longo do tempo. A perda de volume é uma boa indicação de que estamos no caminho certo para perder peso.
E como se consegue perder gordura? Esta é uma meta a longo prazo, em que priorizamos um plano de treino que combine cardio com pesos (os treinos de força não te vão deixar mais musculada, mas vai-te ajudar a perder volume), e com uma dieta rica em vegetais e proteínas, sejam de origem animal ou vegetal.