Estás a pensar em colocar um piercing no nariz? Então estás no lugar certo.
Talvez estejas a tentar escolher entre um piercing no septo ou um piercing na narina; talvez te estejas a interrogar quanta dor esperar, ou talvez tenhas dúvidas sobre o processo de cura. Continua a ler, porque vamos cobrir todos os conceitos básicos.
Tipos de piercing no nariz
Provavelmente já estás familiarizada com o piercing no nariz, onde as pessoas usam um pequeno brinco ou um anel argola. Mas há também o piercing no septo, que é feito no “ponto doce” da carne mais macia abaixo da cartilagem que separa as narinas. Os piercings no septo, antes considerados mais “punk” ou franja, vêm ganhando popularidade ao longo dos anos, em parte graças a fãs de celebridades como Rihanna, Bella Thorne, Willow Smith e FKA Twigs.
Também podes ter visto o piercing na ponta, onde as pessoas usam uma barra na pele na parte superior do nariz, entre os olhos. Não para os fracos de coração. Algumas pessoas escolhem o piercing Nassallang, também conhecido como dois pinos de narina simétricos usados em ambos os lados do nariz. Para looks mais extremos, há também o Austin Bar, o septril e o piercing de rinoceronte, embora sejam mais difíceis de alcançar e na extremidade superior da escala de tempo de dor e cura.
Para qualquer piercing no corpo, é importante ir a um profissional e bem aconselhado para a tua própria segurança. Mas se estás a optar por um piercing no nariz mais incomum, como os últimos mencionados, então definitivamente queres encontrar um piercer altamente experiente que possa mostrar exemplos do seu trabalho mostrando o tipo de piercing que pretendes.
Piercings no nariz doem?
Os piercings no nariz provavelmente doerão um pouco mais do que quando fizeste o teu primeiro piercing no lóbulo da orelha na Claire. Mas não parece insuportável: muitas pessoas classificam os piercings no nariz como 3 ou 4 em 10 numa escala de dor. Provavelmente vai arder ou sentires um beliscão por um momento (pode-te fazer espirrar), mas essa dor deve diminuir rapidamente e deixar uma sensação levemente magoada ou quente no seu lugar. As pessoas geralmente relatam um pouco mais de dor com piercings no septo do que com piercings nas narinas; e os piercings mais extremos ou incomuns podem ser os mais dolorosos. Vale a pena notar que a tolerância à dor de todos é diferente, então o que algumas pessoas acham desconfortável, outras podem não se importar.
Quanto custa um piercing no nariz?
Alguns balcões de joalheria podem oferecer piercings grátis, desde que compres aí as suas joias no seu negócio. Outros podem cobrar até cerca de 60 euros.
Como tratar um piercing no nariz
Para um piercing no nariz feliz, o segredo está nos cuidados posteriores. (Bem, isso e ir a um salão de piercing legítimo, é claro.) O teu piercer deve fornecer instruções completas sobre como tratares a “ferida”, mas provavelmente envolverá pulverizar a área com solução salina diariamente para a manter limpa. Se deves torcer suavemente a tua joia, ou deixá-la sozinha enquanto ela cura, dependerá do tipo de piercing que fizeste e do conselho do teu piercer. Mas, normalmente, não deves trocar ou remover os teus piercings por pelo menos 6 semanas, a não ser que precises de os remover devido a uma infecção ou desconforto prolongado. Se sentires a necessidade de remover e substituir o piercing por causa do desconforto, é melhor voltares onde o fizeste para obter ajuda, especialmente se ainda estiver na janela inicial de cicatrização.
E a tua rotina noturna? Em primeiro lugar, deve-se evitar ao máximo tocar na área, mas se for preciso, fá-lo sempre com as mãos limpas. Cuidados com a pele simples e sem perfume que toque a área imediata ao redor do piercing são ideais. Mas se estás comprometida com a tua rotina de cuidados com a pele de 12 passos, tenta não banhar o teu novo piercing no nariz com um milhão de soros e poções diferentes – essa é uma receita para uma grande irritação ou pior. Tenta não dormir em cima dele e toma muito cuidado ao tirar qualquer peça de roupa sobre a cabeça para que não prenda. Se estiveres com inchaço, aplica suavemente uma compressa de gelo enrolada num pano limpo. Deve ajudar.
Quanto tempo os piercings no nariz demoram a cicatrizar?
O corpo e a pele de todos são diferentes, portanto os tempos de cicatrização variam. A rapidez com que cura também pode estar correlacionada com o quão bem e com que delicadeza estás a cuidar dele. Mas as narinas perfuradas geralmente curam em 2-4 meses, e os piercings no septo podem levar cerca de 4-6 meses. Para algumas pessoas é ainda mais longo.
Joias para piercings no nariz
As pessoas geralmente escolhem argolas ou tachas para piercings nas narinas. No início, muitos salões de piercings aconselham que um pino seja usado na narina até cicatrizar e, depois disso, pode ser trocado com segurança por um aro. Os piercings no septo geralmente são equipados com argolas ou ferraduras, mas às vezes as pessoas optam por uma barra.
Em termos de metais utilizados, o aço inoxidável cirúrgico é um material acessível e comumente usado. O titânio também o é, embora isso lhe custe mais $$$. A prata esterlina e o ouro também podem ser usados, mas é melhor procurar o conselho de um piercer profissional que te possa dizer o que funcionará para o teu piercing específico e o nível de sensibilidade da pele. Evita peças folheadas a ouro – embora mais acessível que o ouro maciço, a placa de ouro pode-se desgastar, revelando um metal mais barato e mais irritante.
Efeitos colaterais do piercing no nariz
Ok, esta é a seção nojenta – mas vale a pena conhecer. Evita grandes irritações no nariz, informando o seu piercer se és alérgica a algum metal, como níquel, para que possas escolher as joias mais seguras para o teu corpo. Enquanto o local está a cicatrizar, podes notar uma pequena crosta a formar-se no local do piercing (desculpa), mas isso pode ser resolvido usando spray salino regularmente.
Se estiveres a sentir dor ou inchaço no local e não diminui com uma compressa fria, é melhor procurar atendimento médico para combater possíveis infecções. Podes notar uma pequena “protuberância perfurante” no local, o que é normal devido à inflamação. Mas se o inchaço crescer ou se começar a estender além do local do piercing, isso pode ser um sinal de cicatriz queloide, e é melhor procurar aconselhamento profissional. Basicamente, se começares a sentir um grande desconforto, ou algo não parece certo, é sempre melhor mostrar a um médico. Se não puderes ir ao médico imediatamente, o seu profissional de piercing poderá ajudar-te com alguns conselhos nesse meio tempo.