Não estás a delirar: o teu corpo está mais cansado desde a mudança de horário e explicamos-te porquê.
No fim de semana passado finalmente mudamos os relógios para o horário de inverno e o nosso corpo percebeu isso.
Por mais que nos arrependamos, o verão e as tardes intermináveis ficaram para trás para receber de volta o inverno com noites a partir do meio da tarde, escuridão e frio quase polar. Apesar de termos ganho uma hora de sono, há quem se sinta ainda mais cansado e tenha necessidade de ir para a cama muito mais cedo do que o habitual, e como tudo na vida, isso tem uma razão simples.
A ciência, explica-nos com palavras que todos podemos compreender, e que existem certos fatores que nos influenciam a sentir aquele cansaço que faz as nossas pálpebras caírem à mesma velocidade que os nossos cabelos no outono. O frio, a escuridão e o clima adverso que vivemos fazem com que fiquemos mais em casa e isso é bastante benéfico para nós, pois podemos aproveitar para descansar.

Por outro lado, a psicóloga clínica, Carla Fernandes, garante que os dias com mais luz fazem toda a diferença à mente e ao corpo, mas que o “jetlag” da mudança da hora é algo passageiro, requerendo um período de adaptação, tanto quando se ganha ou perde uma hora.
Está cientificamente comprovado que este horário nos ajuda a dormir melhor e embora estejamos agora em fase de adaptação, a noite e a escuridão são feitas para descanso e quando o nosso cérebro vê que começa a escurecer às 18h00, associa-o a ir dormir.
Para garantir um bom descanso, o nosso corpo precisa-se refrescar e ao cair da noite começa a libertar melatonina, o que nos ajuda a entrar melhor naquele modo de descanso que, acredites ou não, nesta época do ano precisamos como se fosse um salva-vidas. Ouve o teu corpo, que, como dizem, é sábio, pega no teu cobertor, filme ou livro preferido e aproveita as noites em casa, pois mereces acordar com o máximo de energia.
E tu, és a favor da mudança de horário? Tem sido bom para ti dormir mais horas à noite?
Imagens: divulgação . . Por que razão a mudança da hora nos afeta tanto?
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.