Porque engordei tanto sem motivo aparente
Obesidade significa ter muita gordura corporal, ou seja, mais de 30% nas mulheres e 20% nos homens. É diferente da pré-obesidade, o que significa que a pessoa pesa mais do que deveria. O peso pode vir de músculos, ossos, gordura e/ou água no corpo. Ambos os termos significam que o peso de uma pessoa é maior do que o considerado saudável para a sua estatura.
Na maioria dos casos, a obesidade ocorre ao longo do tempo, quando são consumidas calorias em excesso e estas não são utilizadas, por isso o preceito “energia ingerida, energia gasta” deve ser seguido. Factores que podem afectar o teu peso incluem composição genética, comer demais, comer alimentos ricos em gordura e falta de actividade física (estilo de vida).
A obesidade aumenta o risco de diabetes, doenças cardíacas, AVC, artrite e alguns tipos de cancro. Se uma pessoa é obesa, perder até 5 a 10 por cento do peso pode atrasar ou prevenir algumas dessas doenças. Isso significa perder 3-6 quilos se pesares 90 quilos.
Causas
Grande parte dos casos de obesidade é causada por alimentação excessiva e hábitos sedentários, ou seja, movimentar-se muito pouco. Consumir grandes quantidades de calorias na alimentação e não as queimar por meio de exercícios ou actividade física faz com que se tornem gordura acumulada no corpo.
Calorias
O valor energético dos alimentos é medido em unidades chamadas calorias. O homem médio fisicamente activo precisa de 2.500 calorias para manter um peso saudável, e a mulher média fisicamente ativa precisa de 2.000. Isso pode parecer alto, mas pode ser fácil atingir esse limite se certos tipos de alimentos forem consumidos. Por exemplo, comer um hambúrguer grande, batatas fritas e um milkshake pode adicionar até 1.500 calorias numa única refeição. Outro problema é que muitas pessoas não são fisicamente activas, pelo que muitas das calorias que comem acabam por ser “desperdiçadas” e transformadas em células gordas.
Estilo de vida
A obesidade não aparece do nada, ela desenvolve-se gradualmente a partir de uma alimentação pobre e estilo de vida. Por exemplo, escolhas alimentares não saudáveis podem incluir:
- Alimentos processados ou ricos em gordura.
- Não comer frutas, vegetais e carboidratos não refinados, como pão integral e arroz integral.
- Beber muito álcool, o álcool contém muitas calorias e os grandes bebedores costumam estar acima do peso.
- Comer muito em restaurantes e fora de casa, os alimentos podem ter um alto teor de gordura e açúcar.
- Comer porções maiores do que o necessário, é possível comer muito se amigos ou familiares também comerem porções grandes.
- Comer para te sentires melhor.
- Os hábitos alimentares pouco saudáveis tendem a ser herdados, pois os maus hábitos alimentares são aprendidos com os pais.
Falta de atividade física
A falta de actividade física é outro factor importante relacionado à obesidade. Muitas pessoas têm empregos que envolvem sentar-se à mesa a maior parte do dia. Elas também dependem dos seus veículos em vez de caminhar ou andar de bicicleta. Quando as pessoas relaxam, tendem a assistir TV, navegar na Internet ou jogar jogos de computador e raramente se exercitam regularmente. Se não te moveres o suficiente, a energia fornecida pelos alimentos que ingeres não é usada e as calorias extras são armazenadas como gordura. Recomenda-se que os adultos façam pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de atividade aeróbica de intensidade moderada, como ciclismo ou caminhada rápida, a cada semana.
No entanto, para pessoas com sobrepeso ou obesas, a recomendação pode ser fazer mais exercícios para adultos que têm um peso adequado.
Genética
Algumas pessoas afirmam que a perda de peso não é possível ou não faz sentido porque “está na minha família” ou “está nos meus genes”. Embora existam algumas doenças genéticas raras que podem causar obesidade, como a síndrome de Prader-Willi, não há razão para que a maioria das pessoas não consiga perder peso. Pode ser verdade que certas características genéticas herdadas dos seus pais podem tornar mais difícil a perda de peso, como demorar mais para queimar calorias, ter um metabolismo lento ou ter um grande apetite.
Mas certamente perder peso não é impossível. Muitos dos casos em que a obesidade é herdada podem ser devido a fatores ambientais, como hábitos alimentares inadequados ou aprendidos na infância.
Razões médicas
As condições médicas que podem causar ganho de peso são:
- Síndrome de Cushing, uma doença rara que causa produção excessiva de hormónios esteroides.
- A glândula tiroide (hipotireoidismo), onde a glândula tiroide não produz hormônio tireoidiano suficiente.
Certos medicamentos, como corticosteroides e alguns antidepressivos, também podem contribuir para o ganho de peso. O ganho de peso pode ser um efeito colateral por tomar a pílula anticoncepcional, bem como parar de fumar.