Presta atenção a estes detalhes, além do teu treino, que estás a negligenciar
Quando deixamos para trás uma vida sedentária e decidimos juntar-nos ao mundo do fitness, queremos rapidamente ver resultados notáveis em pouco tempo. O ideal é apostar numa combinação vencedora de desporto e alimentação saudável, uma combinação que garanta um ritmo de vida muito mais saudável e que, aliado a um bom descanso, nos fará notar os seus efeitos no corpo. É verdade que, depois de entrarmos no ginásio para testar as nossas novas rotinas de treino, tentamos notar uma perda de peso ou um corpo mais definido em poucas semanas. E, se estas alterações visuais não ocorrerem após um mês de treino, não significa que o ginásio não esteja a valer a pena.
Se três semanas depois de testar os músculos no ginásio continuares a subir para a balança e isso não refletir uma perda de peso, podem ser vários os motivos que influenciam a falta de resultados. Não é que os circuitos de ginásio não funcionem, é que existem outros fatores que interferem e que talvez não tenhamos identificado.
Composição do corpo
Quando começamos a treinar, por vezes pensamos que a perda de peso é um claro reflexo de que a rotina de ginástica valeu a pena. No entanto, estamos a olhar para o peso corporal e não para a composição. É muito possível continuar a pesar como antes de começar a treinar, mas a tua massa muscular aumentou e a gordura diminuiu.
Devemos ter em conta que o peso que vemos refletido na balança não é aquilo a que devemos prestar mais atenção, pois não indica quanta gordura perdemos ou quantos músculos ganhamos. Pelo contrário, podemos optar por tirar fotografias que mostrem o antes e o depois do nosso corpo para ver a tua evolução objetiva, bem como prestar atenção às roupas, se ficam como antes ou são mais largas. Todos estes fatores são indicadores mais precisos, embora talvez o melhor sinal de que os treinos estão a dar frutos seja quando te sentes mais ativa e energizada após várias semanas no ginásio.
Retenção de líquidos
Este é um obstáculo que muitas mulheres encontram, porque a retenção de líquidos dificulta a perda de peso, porque os tecidos do corpo acumulam água em excesso ou noutros casos, porque as altas temperaturas provocam a dilatação das veias, ou porque temos uma alimentação pouco saudável. Para evitar que a retenção de líquidos se agrave, é fundamental ter atenção à alimentação e reduzir o consumo de sal.
Alimentação pouco saudável
Uma alimentação inadequada pode também ser um dos motivos pelos quais não nos apercebemos desta perda de peso. Quando nos comprometemos com um estilo de vida saudável, uma alimentação equilibrada tem de andar de mãos dadas com a nossa rotina de ginástica. Muitas vezes tendemos a pensar que o desporto compensa todos os nossos excessos na alimentação, mas é precisamente quando aliamos uma alimentação saudável a um pouco de preparação física que os resultados começam a surgir.
O desporto ajuda a tonificar o nosso corpo, facilita a perda de gordura corporal e melhora o nosso metabolismo para o tornar mais eficiente. É fundamental não ver o desporto como a desculpa perfeita para uma alimentação pobre, baseada em alimentos ultraprocessados carregados de açúcar, gorduras saturadas e calorias vazias, pois é uma ação contraproducente. Não podemos apostar todas as nossas cartas no desporto e esperar que a nossa saúde melhore apenas através desta ação, pois é mais um fator para um estilo de vida saudável.