Redação | Joana Rodrigues
Com base num estudo publicado pela Agência EFE SA, a Holanda discute a proibição à publicidade e venda de fast food para menores de 18 anos. Em causa estão os efeitos nocivos à saúde associados ao consumo de alimentos ultraprocessados.
Nos Países Baixos a venda de álcool, tabaco e drogas só é permitida a maiores de idade por serem vistos como um entrave à manutenção de uma vida saudável. Segundo Gerard Adelaar, um dos autores do estudo, uma “forma radicalmente diferente de tratar o que comemos e bebemos é necessária para que o estilo de vida e o corpo sejam melhores”.
Assim, os especialistas recomendam a proibição da publicidade de alimentos não saudáveis e o aumento dos preços do fast food para que estas opções deixem de ser a primeira escolha devido ao baixo custo.
Desta forma, o estabelecimento da idade mínima é uma ferramenta de pressão que poderá em simultâneo, afastar os mais jovens de alimentos danosos para a saúde e levar a indústria a repensar a oferta alimentar.

Doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade são potenciados pela má alimentação e a Holanda é o primeiro país a discutir uma medida que poderá limitar o acesso a comidas ultraprocessadas.
No entanto, esta proposta tem gerado controvérsia e o partido do primeiro-ministro holandês Mark Rutte já mostrou o seu desagrado: “Imagina: uma festa infantil sem batatas fritas nem croquetes, mas com couves de Bruxelas. Não vamos fazer algo assim”.
O partido do ultradireitista Thierry Baudet também não concorda com a ideia e defende que “a saúde das crianças é responsabilidade dos pais e o governo não deve interferir em tudo, deve deixar que as pessoas tomem as suas próprias decisões”.
Apesar das críticas, um dos autores do estudo afirma que “As regras do jogo para a indústria de fast food devem mudar, ou continuaremos com os mesmos problemas”.
A proposta faz parte de um plano que visa “criar uma geração saudável” onde os bons hábitos alimentares devem começar desde cedo.
Imagens: divulgação . . Qual a idade mínima para comer um hambúrguer?
Deixa-nos deslizar nos teus emails. Inscreve-te para receberes a newsletter semanal do Tendências Online.