A vitamina C é um dos componentes mais frequentes quando as pessoas tentam prevenir a gripe, mas o quão eficaz é? Os remédios das nossas avós resultam na prática?
Por partes. O ácido ascórbico, vulgarmente conhecido como vitamina C, tem como principal função fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a infeções, gripes e constipações; e favorecendo a absorção do ferro, ajudando a evitar anemia.
É uma vitamina essencial que devemos obter através da alimentação ou suplementos e não é armazenada pelo nosso organismo, isto é, devemos ingerir doses necessárias todos os dias, sendo que ingerindo doses acima das que necessitamos, estaremos a eliminar o excesso.
A vitamina C é amplamente divulgada para casos de gripe (e constipações), mas o que foi efetivamente constatado até hoje?
Numerosos estudos concluíram que a vitamina C ingerida numa dose diária de 1000mg ou mais pode reduzir os sintomas da gripe e fazer com que a nossa recuperação seja mais rápida, mas a vitamina C não previne gripes.
No entanto, o que foi provado, é que não adianta tomar Vitamina C quando já estamos com gripe, é necessário passar a ingeri-la nos períodos em que se é mais fácil apanhar gripe, como no Inverno.
Devemos ter atenção num detalhe: a dose máxima recomendada a níveis seguros é de 2000 mg ou seja 2 g. Acima disso, além de estarmos a deitar dinheiro fora, (o nosso corpo não irá armazenar o excesso) podemos correr riscos sobrecarregando os nossos rins.
Aconselhamos por isso a comprar pastilhas de 1 g e dividir uma pastilha em 4, ingerindo-a ao longo do dia.
E tu? Tens alguma pergunta sobre nutrição? . . Quão eficaz é a vitamina C na gripe?