Hoje existe muita informação sobre dietas e nem todas são benéficas, nem atingem o objetivo de perder peso. Por isso, vamos-te dizer o porquê da estratégia de saltar uma refeição não é saudável, pelo contrário, engorda e pode ter consequências negativas para a nossa saúde.
Muitas pessoas acreditam que saltar refeições durante o dia, ou não jantar, as ajudará a perder peso e cometem um grave erro. Não só porque faz mal à saúde, mas porque, embora a curto prazo possa perder algumas gramas (literalmente), a longo prazo está a fazer com que o seu corpo ganhe peso.
Comer 4 refeições por dia, com lanches se necessário, é ideal para manter um bom peso. Essas refeições não devem ser muito pesadas ou em grandes quantidades, e precisamos que sejam balanceadas, pois o corpo precisa de alimentos de todos os grupos.
Saltar qualquer uma das refeições principais pode causar danos ao corpo, pode até causar aumento de peso, o que é absolutamente o oposto do que desejam as pessoas que eliminam alguns alimentos da sua dieta diária. O corpo recebe sinais de alarme de que não entrou energia suficiente e começa a economizar energia acumulando gordura para o futuro: o metabolismo acostuma-se a trabalhar mais devagar. Ou seja, custa mais para queimar gordura.
Saltar uma refeição também faz com que o nosso corpo produza mais insulina, que é o hormônio responsável por permitir que as células tenham a glicose necessária para o gasto energético. Se houver mais insulina produzida, o corpo precisa de mais comida, portanto, na próxima refeição o apetite será mais voraz e a nossa ingestão será maior e mais rápida, o que é um importante factor que contribui para o ganho de peso.
O jejum prolongado também pode fazer com que o nosso corpo desenvolva obesidade, diabetes tipo 2 ou hipoglicemia.
O ideal, como os nutricionista recomendam, é ter uma alimentação equilibrada, praticar alguma actividade desportiva, estabelecer um horário para as refeições e manter um estilo de vida activo.