São pequenas coisas que dizem muito sobre as pessoas
Embora aprender a ler as pessoas seja um superpoder psicológico, também é uma habilidade que qualquer pessoa pode adquirir. Ficarás surpresa com o quanto podes descobrir sobre uma pessoa apenas prestando um pouco de atenção.
Ter atenção a alguns padrões pode ajudar-te a encontrar pessoas com grande caráter – e a construir quem desejas ser. Abaixo, deixamos-te oito pistas sutis nas tuas interações com as pessoas para entender quem elas realmente são.
São pequenas coisas que dizem muito sobre as pessoas
-
Como tratam as pessoas que os servem
A maneira como alguém trata as pessoas que trabalham em qualquer lugar onde um serviço é oferecido diz quase tudo sobre essa pessoa. Por quê? Isso ocorre porque, ao lidar com o pessoal de serviço, estás numa posição de poder. Um funcionário quase sempre tem que ser gentil contigo porque “o cliente tem sempre razão”. Se tratas mal essas pessoas, mostras que tens baixa integridade, empatia e até autoestima, porque alguém com autoestima nunca precisa agir como se estivesse acima dos demais.
-
Como educados que são
Estranhamente, existem muitas pessoas cujas maneiras deixam muito a desejar. Por esse motivo, quando encontras uma pessoa que diz “por favor” e “obrigado” com frequência, saberás que estás a lidar com alguém socialmente inteligente. Podes animar o dia de alguém, reduzir o atrito durante as interações e moveres-te pela vida com muito mais facilidade, dizendo estas simples palavras.
-
A maneira de andar
Quando Barack Obama (ex presidente dos EUA hoje professor), entra numa sala, ele transmite uma sensação palpável de confiança: ele é simultaneamente amigável, poderoso e atraente, mas nunca procura a aprovação dos outros. Existe um pequeno truque conhecido como “técnica da porta” que podes aprender. Basicamente, “ancoras” uma linguagem corporal segura em algo que costumas ver durante o dia, como uma porta. Cada vez que passas por uma porta, sabes como verificar a sua linguagem corporal. Estás de pé ou curvada? Andas com um pouco de ânimo ou estás a arrastar os pés?
-
Como respondem perante situações um tanto desconfortáveis
Vê o exemplo de uma pessoa que está na fila de uma barraca de comida e pede um cachorro-quente com queijo. Porém, o funcionário não o ouve bem e não coloca o queijo. Agora, o parceiro do cliente pergunta se ela não vai exigir que coloque o queijo. No entanto, este não o faz. Por quê? Porque teria que sofrer atrito social.
Este é um pequeno exemplo, no entanto, situações como estas te podem dar uma pista de como uma pessoa se move pela vida – e como ela lidaria com situações mais importantes onde o atrito social é maior. Estão dispostas a sentirem-se um pouco desconfortáveis ou ficarão quietas porque se sentem mais seguras?
-
Como respondem à boa sorte dos outros
Para descobrir se uma pessoa tende a apoiar ou invejar aqueles que têm sucesso, estuda as suas expressões faciais ou ouve as dicas sutis da sua linguagem. Um “troll preocupado” é alguém que abertamente expressa preocupação sobre algo quando, na realidade, está apenas a tentar prejudicar a outra pessoa. Imagina alguém a falar sobre como ganhou muito dinheiro com a sua última empresa e então outra pessoa responder dizendo: “Caramba, vais ter que pagar muito dinheiro em impostos. Lembra-te de economizar.” Pergunta a ti mesma se a intenção deles é ajudar ou apenas o contrário.
-
Como estruturam as suas responsabilidades e desafios
Precisas trabalhar nos aspetos técnicos do teu negócio ou precisas aprender habilidades técnicas valiosas para te ajudar a crescer? Quando ouves as pessoas a falar sobre as coisas que têm de fazer, terás uma ideia de como elas veem a vida, como vítimas ou como líderes. A linguagem é muito poderosa.
-
Como respondes à frase “Como estás?” ou “O que contas?”
Muitas pessoas dão as respostas padrão: “bom”, “bem” ou “igual a sempre”. Deves tentar aproximares-te de pessoas que sempre tenham algo nas suas mãos. Aqueles que se iluminam quando falam sobre os seus projetos paralelos, hobbies ou ideias nos quais estão a pensar.
-
Como crianças e cães respondem
As crianças têm um sexto sentido sobre as pessoas. Como as suas capacidades de raciocínio elaborado não estão totalmente desenvolvidas, as crianças pequenas concentram-se em suas “vibrações”. Elas não baseiam as suas opiniões sobre ti no que tu dizes ou como te tentas comunicar, mas em suas expressões faciais e na maneira como te comportas.
Quando não estás totalmente presente com eles, confia em nós, eles sabem. Ninguém acertará 100% das vezes. No entanto, ser um pouco mais observador e identificar os padrões de comportamento das pessoas pode ter um grande impacto na tua vida.
Quanto mais atenção prestares, mais te podes rodear de pessoas que realmente enriquecem a tua vida.